Viagora

Prefeitura de Piripiri realiza ação de prevenção e sensibilização contra as queimadas urbanas

Os jovens foram às ruas com faixas e cartazes com conteúdo informativo, elaborados para despertar nas pessoas a preocupação com os riscos das queimadas.

Uma campanha com forte apelo educativo começa a ganhar as ruas de Piripiri com a missão de sensibilizar a população em relação à urgência do combate às queimadas urbanas na cidade. A iniciativa da Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD) e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SETAS), é uma resposta ao grande número de ocorrências de incêndios provocados, segundo especialistas, por atitudes que em princípio parecem inofensivas, mas que colocam toda a população em risco.

A SETAS participou através do NUCA e do SCFV. Os jovens foram às ruas com faixas e cartazes com conteúdo informativo, elaborados para despertar nas pessoas a preocupação com os riscos das queimadas, que vão muito além do fogo e afetam, principalmente, a qualidade do ar respirado na cidade. Os adolescentes foram coordenados pela equipe da SEMAD.

"Essa campanha está sendo lançada no período de intenso calor, registrado a partir do mês de setembro, e nós pretendemos informar não somente sobre os riscos naturais, mas ressaltar que não se deve jogar pontas de cigarro ou fósforos em áreas de vegetação seca e, ainda, que devemos manter os quintais e terrenos limpos sem queimadas. A campanha alerta também para as consequências da fumaça, como poluição, aumento da temperatura e doenças respiratórias", lembrou a secretária municipal de Meio Ambiente, Meirian Castro.

Os responsáveis pelas queimadas podem ser denunciados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD), que fica localizada na Avenida Deputado Raimundo Holanda, ao lado do DNIT.
Facebook
Veja também