Viagora

Prefeitura disponibiliza cursos profissionalizante para adolescentes e jovens

Os cursos funcionam como uma importante estratégia de transição

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), realiza nos dias 05, 06 e 07 de novembro, nos horários de 8 h às 12 h e de 15 h às 17 h, inscrições para diversos cursos do Pronatec Aprendiz. Os cursos funcionam como uma importante estratégia de transição para os jovens entre a escola e o trabalho, na qual o aspecto formativo se sobrepõe o produtivo.

Nessa quinta-feira (05), as inscrições vão ser realizadas no Centro de Convivência Promorar, localizado na Rua 63, 2050, na sexta-feira (06) as inscrições acontecem no Centro Comunitário de Aprendizagem Carlos Novarese, que fica na Rua Timorante, 8473, no Bairro Anita Ferraz, finalizando no sábado (07), no Teatro do Boi, localizado na Rua Rui Barbosa, 339, no Bairro Matadouro.

Na oportunidade vão ser disponibilizados cursos como: Agente de Informações Turísticas, Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Controle de Produção, Assistente de Logística, Assistente Financeiro, Cerimonialista, Desenhista da Construção Civil, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos, Inglês Básico, Instalador e Reparador Computadores, Músico de Banda, Operador de Computador, Organizador de Eventos, Programador de Sistemas, Telemarketing e Vendedor.

A meta é atender adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, prioritariamente entre 14 a 18 anos, que são inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), principalmente os beneficiários do Programa Bolsa Família.

No ato da inscrição os mesmos devem apresentar documentos como, cópias de CPF (do aluno e do responsável); RG; Comprovante de Residência com CEP atualizado; Declaração de matrícula na escola atualizado; Comprovante ou número do NIS (Cadastro Único ou Bolsa Família) e uma foto 3X4.

Com a qualificação, o aluno contratado como aprendiz terá sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada. Como exigência o aluno deverá alternar a frequência na escola regular com o curso de qualificação profissional e as atividades práticas na empresa no contraturno. Após concluir o curso de qualificação, o jovem aprendiz terá matrícula garantida em outro curso subsequente, que integrará e completar a carga horária teórica do programa de aprendizagem.

Para a Coordenadora do Pronatec/Semtcas, Cristina de Melo Moura, o principal objetivo dos cursos é de ampliar a inserção de jovens de 14 a 24 anos no mundo do trabalho, por meio das micro e pequenas empresas. "Esta ação é de grande importância para desenvolvimento, e é vantajosa para ambas as partes, pois o empregador poderá formar a mão de obra que necessita para seu negócio crescer, dentro da filosofia e valores da sua empresa, assim o jovem encontrará na aprendizagem o meio de inserção qualificada no mercado de trabalho", esclarece.
Facebook
Veja também