Viagora

Prefeitura esclarece famílias sobre importância das condicionalidades do Bolsa Família

A atividade faz parte de uma agenda mensal realizada pelos CRAS do Município.

Com o objetivo de esclarecer as famílias que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família sobre a importância do acompanhamento das condicionalidades propostas pelo programa, a prefeitura de Teresina, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Leste I, realizou uma roda de conversa com os usuários e famílias que são referenciadas pela unidade.

A atividade faz parte de uma agenda mensal realizada pelos CRAS do Município, que são unidades ligadas a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), para esclarecer à população sobre a importância do cumprimento de condicionalidades, como os compromissos assumidos pelas famílias na área da educação e da saúde para que possam continuar recebendo o benefício.

Ao todo, vinte famílias estiveram presentes na roda de conversa. "A gente recebe uma lista das famílias que estão em situação de descumprimento aqui no território, são aquelas mais vulneráveis, e tentamos identificar os problemas e os motivos que fazem com que elas não façam o acompanhamento da forma como deve ser realizada, assim tentando superar essa fragilidade e também fortalecendo seus vínculos familiares", explica a Gerente do CRAS Leste I, Fabrícia Lahis Brito.

Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.

Na área da educação, crianças e adolescentes entre seis e quinze anos devem estar regularmente matriculadas em instituição de ensino com freqüência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.

As famílias que são beneficiadas pelo Programa devem fazer o acompanhamento, caso contrário, terão o benefício bloqueado ou até mesmo suspenso.
Facebook
Veja também