Viagora

Previsão para a inflação sobe pela terceira vez seguida

O IPCA subiu para 3,45%, ficando abaixo da meta central da inflação, de 4,5%.

A projeção da inflação sobiu pela terceira semana consecutiva. A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo corresponde há 3,45%, conforme o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central do Brasil nesta segunda-feira (07).

A estimativa vem aumentando desse da alteração do preço da gasolina. Ainda assim, o número fica abaixo da meta central da inflação, que é de 4,5 %, e do teto, correspondente a 6%, mesmo com o crescimento das previsões. A estipulação do IPCA para 2018 continua com o mesmo valor da semana passada, 4,2%.

  • Foto: Divulgação/Google MapsProjeção de inflação cai juntamente com estimativa do PIB, conforme Banco Central. Banco Central eleva projeção de inflação para 3,45%.

Em contrapartida, as expectativas para os juros registaram reduções. Conforme o Banco Central, a meta da Taxa Selic para o fim de 2017 e para o ano de 208 corresponde a 7,5%. Atualmente, o Comitê de Política Monetária estipulou os juros básicos para 9,25%, voltando a um registrar um dígito desde 2013.

Quanto ao Produto Interno Bruto, o Boletim mantém a projeção de crescimento 0,34%, registrado há quatro semanas consecutivas. Pra 2018, a variação esperada para o PIB é uma elevação equivalente a 2,0%.

Facebook
Veja também