Viagora

PROCON discute irregularidades no transporte e venda de gás de cozinha em Teresina

O Corpo de Bombeiros, a Agência Nacional do Petróleo, Strans e a Delegacia especializada no combate a crimes tributários também participaram da reunião.

O Coordenador Estadual do PROCON, Nivaldo Ribeiro, se reuniu hoje com representantes dos sindicatos dos revendedores e dos empregados entregadores de gás de cozinha, e outros Órgãos para discutir formas de combate à venda e transporte clandestino do produto. O Corpo de Bombeiros, a Agência Nacional do Petróleo, Strans e a Delegacia especializada no combate a crimes tributários também participaram da reunião.

Hoje, existem em Teresina 250 revendedoras de gás cadastradas que desenvolvem a atividade dentro do que determina a lei. O problema maior é no transporte até as casas dos consumidores que estaria sendo feito em veículos inadequados e sem nenhuma preocupação com a segurança. "Muitas dessas pessoas são reincidentes. Já foram flagradas pela polícia realizando a entrega irregular, mas sem uma atuação mais forte das autoridades, isso não será combatido", destacou o presidente do Sindicato dos revendedores de GLP do Piauí, Carlos Wellington Ferreira.

Além disso, há ainda a venda clandestina por revendas que não possuem nenhum tipo de registro. Muitas atuam em locais fechados e até em cômodos pequenos de residências, o que expõe a risco quem está por perto. "O corpo de bombeiros, nesses locais, não pode atuar. E também não há depósitos apropriados para destinação de botijões apreendidos. Portanto, é um problema complexo que precisa ser discutido de forma mais aprofundada", enfatizou o Major José Veloso do Corpo de Bombeiros.

No final da reunião, o Ministério Público, por meio do PROCON/PI decidiu criar uma força-tarefa para combater a irregularidade que no fim das contas prejudica o consumidor. "Além de não ter a quem reclamar, é comum denúncias de que os botijões não estão sendo vendidos com o peso correto. A dona de casa deve ficar atenta a isso e nos comunicar esse tipo de situação", disse o Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro.
Facebook
Veja também