Viagora

Professores da UFPI e do IFPI decidem pelo fim da greve

O comando local de greve deve compor às comissões que farão a reformulação do calendário acadêmico.

Após mais de dois meses de paralisação, os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (08/10) pelo fim da greve.

Uma reunião que ocorreu na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), em Teresina, decidiu pela saída da greve no próximo dia 16/10 e o retorno às aulas no próximo dia 20/10.

Os docentes aguardam agora a definição vinda dos demais campi espalhados pelo interior do Estado. A expectativa é de que todos venham aderir à decisão. Mais de 25 mil estudantes foram prejudicados com a paralisação.

A assembleia contou com a presença de mais de 100 professores de diversos campi. A decisão pondera ainda assinatura de um acordo que será firmado entre a categoria e o governo no intuito de garantir o cumprimento das propostas.

Em relação ao calendário escolar que já está comprometido, o presidente da ADUFPI, o professor Marco Antônio, informou que algumas medidas deverão ser adotadas para que os estudantes não saiam prejudicados. Entre as medidas está a realização de aulas aos fins de semana e o encurtamento do período de férias.

Ainda na manhã de hoje, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participaram da assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI). Na assembleia, a categoria aprovou o fim da greve. O Reitor destacou as ações da atual administração que já atendem a pauta de reivindicações dos trabalhadores, como remanejamento dos funcionários do HU-UFPI, incentivo à qualificação, obras nos Campus e concurso público. A decisão foi comemorada por todos.

IFPI
Os professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) decidiram encerrar a greve que já durava quatro meses. A votação aconteceu, na tarde de ontem (07), na sede do sindicato da categoria. Os docentes voltam às aulas no dia 20 deste mês, seguindo recomendação do sindicato nacional, para a saída unificada do movimento grevista.

A recomendação enviada pelo ANDES aos sindicatos regionais, é que os setores organizem a saída da greve entre os dias 13 a 16 de outubro, após a proposta apresentada pelo Ministério da Educação.

Sobre o acordo salarial, 31 professores se manifestaram contra a assinatura, 29 deles foram a favor e três se abstiveram. Assim, até o momento, a categoria não aceitou a proposta apresentada pelo governo.

O comando local de greve deve compor às comissões que farão a reformulação do calendário acadêmico.
Facebook
Veja também