Viagora

Projeto Diálogos entre Saberes promove oficina para agricultores

Durante o evento houve a formação de grupos de interesse relacionados aos sistemas de produção e pactuação de resultados.

A Embrapa Meio-Norte acaba de realizar mais uma etapa do projeto "O Diálogo entre saberes – promoção da inovação agroecológica nos territórios da região Meio-Norte" com organização da Oficina Diagnóstico da Agricultura Familiar, ocorrida no sábado (03/10), na comunidade Tamarindo, em Jatobá do Piauí, no norte do Estado.

A oficina, que contou com 41 participantes, teve como objetivo a realização de um diagnóstico da realidade local e capacitar atores sociais para dar continuidade ao trabalho iniciado; levantar demandas, problemas e refletir sobre a realidade da produção familiar no município.

Durante o evento, que ocorreu na sede da Associação de Pequenos Produtores de Melancia de Jatobá do Piauí, entre outras atividades, houve a formação de grupos de interesse relacionados aos sistemas de produção e pactuação de resultados.

O projeto Diálogo entre Saberes, que teve início em janeiro 2015 e será realizado até dezembro de 2016, tem como objetivo constituir o Núcleo de Estudos em Agroecologia da Embrapa Meio-Norte. Este núcleo tem como finalidade contribuir para a promoção de pesquisas agroecológicas e socialização de conhecimentos a partir de metodologias integradoras e participativas para atuação em processos de desenvolvimento tecnológico e inovação na agricultura familiar, destacando-se as prioridades, desafios e potencialidades do meio rural da região Meio-Norte do Brasil.

Como etapa anterior do projeto, ocorreu uma oficina para sensibilização de agricultores para a importância de realizarem a transição agroecológica nos sistemas de produção em que atuam. Nesta primeira oficina formou-se o Comitê Local de Inovação Agroecológica e foi definido como seria realizado o diagnóstico, a etapa atual do trabalho.

O projeto está sendo desenvolvido em 16 municípios do território dos Cocais. Jatobá do Piauí foi escolhido como município piloto. Participam das ações duas associações, uma com 70 agricultores (Comunidade Tamarindo) e outra com 26 (Comunidade Baixa do Ferro), todos com experiência no cultivo de melancia.

Para a realização do diagnóstico, necessário para as etapas seguintes do projeto, foi realizada esta oficina. O próximo passo é entrevistar os agricultores e ao final, será realizada a avaliação agroecológica dos sistemas de produção locais e devolução do diagnóstico aos parceiros do projeto para realizar o planejamento participativo e elaboração do plano de trabalho que envolverá instituições locais, produtores e associações que os representam.
Facebook
Veja também