Viagora

Projeto "Passa na Praça" leva cultura para o centro de Teresina

Projeto é organizado pro universitários e conta com parceria do governo municipal.

Projeto Passa na Praça será realizado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, popularmente conhecida como Praça da Bandeira, neste domingo (18), a partir das 11h.  Idealizada por universitários, a iniciativa tem o objetivo de promover a convivência nos espaços públicos. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Teresina. Haverá apresentação da orquestra sinfônica.

  • Foto: Divulgação/street viewPassa na Praça movimentará Praça da Bandeira neste domingo (18)Passa na Praça movimentará Praça da Bandeira neste domingo (18)

Durante a primeira edição do Projeto, que será com tema de festa junina, a população terá acesso a arte, lazer e gastronomia na Praça. Os visitantes também poderão participar de oficinas de boneco de feltro e pintura em tecido, cursos oferecidos pela Fundação Wall Ferraz. De acordo com a arquiteta Constance Jacob, coordenadora especial da área central, o projeto busca promover a experiência e o debate sobre as vivências da cidade e o conceito de cidade colaborativa e participativa, além de buscar reabilitar espaços públicos.

"O modelo de cidade produzido no Brasil ao longo dos anos, priorizou as franjas urbanas, ou seja, locais mais distantes do centro e acabou reduzindo o centro da cidade a centro comercial. Percebemos essa realidade do país e do mundo, e foi assim que surgiu o projeto ‘Passa na Praça’ de intervenção urbana, que busca retomar o verdadeiro uso da praça junto a população teresinense”, explicou Constance Jacob.

Segundo a arquiteta, a ideia é a de que qualquer pessoa possa propor uma intervenção no meio público, até mesmo se apropriando de espaços nas proximidades de sua casa. "Buscamos transformar o olhar da população estimulando uma rede de interesse comum acerca da nossa cidade e criando um repertório de oportunidades para se viver bem com saúde e qualidade de vida. Nosso objetivo é deixar esses locais mais seguros e sociáveis e incentivar processos participativos no espaço público”, explicou a arquiteta

A Prefeitura de Teresina, parceira do evento, estará presente com vários órgãos da administração municipal, como a Guarda Municipal, a Fundação Wall Ferraz (FWF), que levará oficina de pintura em tecido e oficina de produção de bonecos de feltro.

A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) também estará no local com a Feira de Artesanato de produtores locais, que acontece normalmente na Rua Climatizada, também no Centro da cidade. No local, também serão disponibilizadas mamografias e exames preventivos para as mulheres, por meio da Unidade Móvel do Sesc. Para ter acesso aos exames, basta levar documento de identificação.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também