Viagora

Promotor recomenda que Wellington Dias diminua cargos comissionados

O governador Wellington Dias tem 15 dias para responder ao promotor se vai ou não cumprir a recomendação.

O promotor de Justiça da Fazenda Pública, Fernando Santos, expediu recomendação ao governador Wellington Dias, nessa segunda-feira (25), para que o gestor diminua os cargos comissionados no órgãos que compõem a administração pública estadual.  

De acordo com dados do Portal da Transparência, de janeiro de 2015 a julho de 2017 houve um aumento no número de cargos comissionados exclusivos em 555%; aumento do número de servidores efetivos ocupando cargos comissionados em 336% e aumento de 247% no número de servidores contratados temporariamente.

  • Foto: CCOMWellington DiasWellington Dias

O promotor Fernando Santos ressaltou que o número dos cargos em comissão jamais pode ultrapassar o número daqueles de provimento efetivo. No Piauí, em vários órgãos públicos estaduais o número de servidores comissionados e em funções de confiança ultrapassa o número de efetivos.

Diante dos excessos constatados, o promotor recomendou a redução do número de servidores contratados temporariamente e “a imediata redução do número de cargos comissionados e funções de confiança, mormente nos órgãos nos quais o número destes supera àqueles de cargos efetivos ou está em quantidade desproporcional”.

O governador Wellington Dias tem 15 dias para responder ao promotor se vai ou não cumprir a recomendação.

Leia a recomendação

Facebook
Veja também