Viagora

Promotoria denuncia 20 pessoas investigadas na Operação Fantasma

A operação foi deflagrada em agosto deste ano, pelo Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária (Gringot).

O Ministério Público do Estado (MP-PI) informou nesta segunda-feira (23), que a 55ª Promotoria de Justiça de Teresina apresentou denúncia contra vinte pessoas envolvidas no esquema combatido pela Operação Fantasma, deflagrada em agosto deste ano, pelo Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária (Gringot).

Segundo as investigações, a organização criminosa atuava há anos e tinha uma hierarquia bem definida, com um núcleo de líderes, outro de recrutadores, e outro, ainda, de laranjas. Nesse caso, pessoas que “emprestaram” seus números de CPF, mediante pagamento de quantias que variavam de R$ 300 a R$ 3.000,00, para a constituição das empresas-fantasma.

  • Foto: AscomSede do Gringot em TeresinaSede do Gringot em Teresina

Os irmãos Mirtdams Alencar de Melo Júnior e Willims Leite de Melo, eram os líderes e usavam seus empregados, além da própria mãe, para abrir diversas empresas, em seus nomes. Representantes do MP-PI tiveram acesso a mensagens trocadas por meio do aplicativo Whatsapp entre os líderes da organização e os proprietários das empresas-fantasma.

Em algumas conversas, eram transmitidas instruções sobre a emissão fraudulenta de notas fiscais. Os áudios, obtidos por meio de acordos de colaboração premiada e de ordem judicial, demonstram que Mirtdams Júnior empreendeu esforços para obstruir as investigações, oferecendo dinheiro a comparsa que ameaçava delatar o esquema e instando os “laranjas” a mentirem perante a Justiça.

Facebook
Veja também