Viagora

PSDB decide permanecer na base aliada do Governo Temer

Há uma ala, especialmente entre os parlamentares mais jovens da legenda, que pressiona pela saída do governo.

Os senadores do PSDB José Serra e Tasso Jereissati anunciaram na noite desta segunda-feira (12) a permanência da aliança com o governo Michel Temer. A decisão foi tomada durante reunião da comissão executiva do partido em Brasília. Segundo os tucanos que compareceram à reunião, foi debatida um possível adiantamento das eleições internas do partido. No fim do ano, Aécio Neves foi eleito presidente, mas está de licença devido a delações premiadas.

  • Foto: Divulgação/PTTemer e AécioTemer e Aécio

De acordo com o portal G1, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que era contra a recondução de Aécio, foi um dos tucanos que defenderam a antecipação do pleito interno. “Falou-se em antecipar as eleições e provavelmente será antecipada. Lembramos que o Tasso Jereissati está na presidência interina”, afirmou José Serra.

Diante da crise política, o PSDB sofreu uma divisão interna. Há uma ala, especialmente entre os parlamentares mais jovens da legenda, que pressiona pela saída do governo.

A discussão sobre eventual desembarque vem sendo ensaiada há várias semanas, mas acabou adiada devido às pressões internas de tucanos contrários. A reunião da cúpula do PSDB, prevista para a semana passada, chegou a ser postergada a fim de se esperar o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira, no qual a chapa Dilma-Temer foi absolvida das acusações de irregularidades na campanha eleitoral de 2014.

Porém, os membros da sigla contrários a esse apoio criticam a ação dos colegas. O relator da reforma trabalhista no Senado, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), defendia que o partido entregasse os cargos no Executivo. Ele considera a acusação contra Temer “devastadora”. “Todo tempo do governo será dedicado à sua defesa [...] Os fatos indicam que o partido [PSDB] deve entregar os cargos para que a gente possa lutar pelas reformas”, disse.

Facebook
Veja também