Viagora

Revitalização da Bacia do Rio Parnaíba preocupa especialistas

Regina Sousa (PT-PI) disse que é necessário colocar em prática o trabalho que já foi desenvolvido.

A revitalização do Rio Parnaíba que tem sido debatida pelo Senado, tem como garantir abastecimento de água a população da região, mas na quarta-feira (4), os especialistas ouvidos em audiência pública conjunta da Comissão de Meio Ambiente (CMA) e pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) demonstraram preocupação.

Segundo os especialistas, o desmatamento e a poluição são ameaças à preservação das reservas hídricas. O projeto é do senador Elmano Férrer (PMDB-PI). A bacia hidrográfica do Parnaíba é a segunda mais importante do Nordeste e abrange o Piauí, parte do Maranhão e do Ceará.

Já, a senadora Regina Sousa (PT-PI) foi a autora do requerimento da audiência, disse que é necessário colocar em prática o trabalho que já foi desenvolvido, pois a atual situação da bacia é preocupante.

  • Foto: Agência SenadoSenadora Regina Sousa presidente da CDHSenadora Regina Sousa presidente da CDH

“É preciso agir sem precisar aguardar um processo legislativo. Tentar unir forças para a gente fazer alguma coisa acontecer, porque a gente precisa salvar esse rio. Senão a geração que vem depois não vai nos perdoar”, disse Regina Sousa.

De acordo com a Agência Senado, o presidente Rede Ambiental do Piauí, Avelar Damasceno, o projeto precisa estabelecer um modelo de gestão para implementar as ações de recuperação e conservação da bacia, que enfrenta diversos problemas.

“O maior impacto ambiental é o desmatamento. Outra questão muito séria é o baixo nível de saneamento básico que acontece em todas as cidades. Tem a questão da poluição, que é muito intensa nessa bacia”, disse o presidente.

Mais conteúdo sobre:

Regina Sousa

Elmano Férrer

Facebook
Veja também