Viagora

Salão de Arte Santeira do Piauí reúne mais de 60 peças

A exposição acontece até o dia 29 de outubro no Teresina Shopping.

Com a realização de um solenidade de abertura, o governador Wellington Dias deu início, na segunda-feira (16), à 14ª edição do Salão de Arte Santeira do Piauí, que expõe mais de 60 peças feitas por 29 artistas piauienses.

  • Foto: Governo do Estado do Piauí.XIV Salão de Arte Santeira do Piaui.XIV Salão de Arte Santeira do Piaui.

O visitante poderá apreciar diversas peças entre esculturas, talhas, artes plásticas que estão em exposição no segundo piso do Teresina Shopping até o encerramento da exposição, que será no dia 29 de outubro. Algumas das peças foram reservadas para venda.

Durante a abertura do Salão nesta segunda (16), os melhores trabalhos feitos pelos atesãos foram premiados, totalizando uma quantia de R$33 mil em prêmios.

O artesão Costinha que já participou do Salão de Arte Santeira em outras edições levou o prêmio de R$5 mil reais ao conseguir o primeiro lugar na disputa da categoria entalhe. O artesão já foi premiado três vezes através da competição.

“Fiz a peça especialmente para o Salão. Um altar de Nossa Senhora das Dores. Levei um mês e 15 dias para concluir a peça. Vou investir o prêmio na compra de material”, relatou Costinha. 

Após uma pausa de oito anos na realização do evento, o XIV Salão de Arte Santeira voltou com grande destaque. O homenageado desta edição será o escultor Antonino Expedito dos Santos, um dos maiores nomes da arte santeira piauiense. No dia do Piauí, 19 de outubro, a exposição contará com música ao vivo.

Confira os nomes dos premiados:

Categoria entalhe:

1º lugar – Raimundo Nonato Costa e Silva (Costinha) – Teresina-PI;

2º lugar – Antônio Carlos Pereira da Silva – Teresina-PI;

3º lugar – Ariosvaldo Torres Oliveira;

Categoria escultura:

1º lugar – Mestre Guilherme – Parnaíba-PI;

2º lugar – Rogério Albino – Teresina-PI;

3º lugar – Rogério Albino – Teresina-PI;

Categoria artes plásticas:

1º lugar – Rogério Albino – Teresina-PI;

2º lugar – Marcos Cesar Ribeiro Gaspar – Parnaíba-PI;

3º lugar – Genivaldo da Costa e Silva – Teresina-PI.

Facebook
Veja também