Viagora

São João do Piauí se mobiliza para "Dia de D" de vacinação contra pólio e sarampo

A campanha de vacinação segue até o dia 22 de novembro com oito pontos de vacinação espalhados pela cidade.

No próximo sábado (8), o município de São João do Piauí participa do "Dia D" de mobilização contra a poliomielite e o sarampo, realizado pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. A campanha de vacinação segue até o dia 22 de novembro com oito pontos de vacinação espalhados pela cidade.

Para receber a imunização, é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação nos postos que funcionarão a partir deste sábado (8), das 8h às 17h, até o dia 22 de novembro. Os locais são: Unidade Básica de Saúde Tia Diva, Escola Mãe Mirô, AABB, Regional de Saúde, rodoviária, Unidade Básica de Saúde Simplício Ferreira de Carvalho, Colégio João Soares e Hospital Teresinha Nunes de Barros.

Em São João do Piauí, na imunização contra a poliomielite, a meta é atender 95% das crianças com idade entre 6 meses e 4 anos. Já no combate ao sarampo, 95% de crianças menores de 5 anos, que ainda não foram vacinadas, devem receber a dosagem.

Durante a execução da campanha, serão aplicadas as doses da vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite) e do Tetra Viral, que combate sarampo, rubéola, caxumba e catapora, além da atualização de vacinas para crianças que estejam com a Caderneta de Vacinação atrasada.

Neste ano, o Ministério da Saúde enviou para o Piauí 311.300 doses da vacina contra a poliomielite e 238 mil doses para imunização do sarampo. Segundo dados do Ministério da Saúde, 420.687 crianças serão vacinadas em todo o Estado.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso e provoca paralisia infantil. O sarampo somente é prevenido com a vacinação, sendo considerado grave e contagioso. Os sintomas são febre alta, tosse e manchas avermelhadas.
Facebook
Veja também