Viagora

Secretaria de Saúde realiza pré-conferências em Picos?

Este ano, a conferência municipal tem como tema: "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo picoense".

Com o objetivo de discutir propostas, coletar ideias para ampliar e aprimorar a qualidade da saúde pública do município de Picos, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, está realizando em todas as Unidades Básicas de Saúde as Pré-Conferências Municipais da Saúde. Este ano, a conferência municipal tem como tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo picoense”.

As informações coletadas em cada encontro serão usadas como base para elaboração da Conferência Municipal de Saúde que acontece no mês de Junho deste ano. De acordo com a secretária municipal de saúde, enfermeira Conceição Portela, as pré- conferências são espaços democráticos de construção de política de saúde e a participação de todos é muito importante.

“Esse o momento de ouvir as demandas de usuários, saber o que mudou e o que precisa melhorar, atender os anseios da comunidade e discutir diretrizes e medidas visando sempre a melhoria do sistema único de saúde, então esse é o primeiro passo para a realização da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 11, 12 e 13 de junho no Centro de Treinamento Diocesano”, destacou.

Em cada bairro, estão sendo discutidos com a sociedade o tema e sub-eixos encontrados na área da saúde, buscando suas soluções e visando formular uma política de saúde. Foi o que ocorreu, na manhã desta quinta, 28, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo no bairro ipueiras. Com a participação dos profissionais de saúde do bairro ipueiras I, Ipueiras II e Lagoa Cumprida, representantes de associações de moradores, usuários do SUS e vereadores, foram criados três grupos pra discussão dos eixos temáticos como direito a saúde, garantia de acesso, atenção de qualidade, dentre outros.

“Hoje nós estamos reunidos com as três estratégias de saúde da família com o intuito de debatermos os problemas mais pontuais de saúde, as dificuldades e as sugestões que são pontuados pelos próprios usuários da comunidade, frisou a enfermeira da unidade básica de saúde da Lagoa Cumprida.
Facebook
Veja também