Viagora

Secretário Franzé Silva abandona reunião e greve na Uespi continua

A reunião tinha como objetivo discutir a contra proposta que a comunidade acadêmica fez ao governo do Estado sobre a greve na instituição.

Nesse segunda-feira (23/05) o secretário de administração Franzé Silva teve um encontro com os professores, técnicos e alunos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) que estão em greve há mais de um mês. A reunião tinha como objetivo discutir a contra proposta que a comunidade acadêmica fez ao governo do Estado sobre a greve na instituição.

De acordo com a Associação de Docentes da Uespi (Adcesp) as negociações não avançaram e a greve vai continuar. O secretário Franzé, segundo marcou uma nova reunião com a associação, que será realizada nesta quarta-feira (24/05) na Secretária de Administração, às 8h.

A greve na Uespi já dura mais de um mês, e tanto alunos como professores e técnicos vêm realizando mobilizações em prol da instituição.

Nas últimas semanas a Uespi foi o assunto mais comentado do Twitter com a hashtag #SOSUESPI e recentemente com a #LUTOPELAUESPI. Várias mensagens de apoio à causa vem sendo postadas nas redes sociais, artistas e pessoas públicas têm manifestado apoio a instituição.

Na última quarta-feira (18/05) foi realizada uma audiência na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) onde toda a comunidade acadêmica e o governo do Estado, avaliaram a proposta feita pelo governador Wellington Dias. Na ocasião os estudantes e professores ocuparam o plenarinho da Alepi e houve confusões entre os manifestantes e a polícia.

Em nota publicada pela Adcespi, que garante que Franzé abandonou a reunião, a presidente da associação diz esperar pelo bom senso do secretário após a reunião de ontem.

“A negociação não avançou, o secretário não trouxe nenhuma proposta, nos convidou para sentarmos e conversarmos, mas a proposta que ele apresentou foi a anterior, que nós não enxergamos com bons olhos. O secretário de administração saiu daqui com uma proposta nossa, com detalhes sobre progressões, promoções e mudanças de nível. Eu acredito que apesar de tudo ele vai levar para o governador, deve usar do bom senso”, explicou Lina Santana.

Ainda nesta quarta-feira (24/05) as categorias irão realizar uma manifestação às 18h, na Av. Frei Serafim, para expor as pautas da greve e mobilizar a população.

Governo do Estado, através de matéria no site oficial, também se manifestou:

“O secretário estadual de Administração e Previdência, Franzé Silva, esteve reunido com representantes da Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), do Sindicato dos Técnicos Administrativos (Sintuespi) e alunos da instituição. O objetivo foi entrar em acordo a fim de finalizar o fim da greve na universidade, que já dura mais de 30 dias. Também estiveram presentes na reunião o reitor Nouga Batista, a vice-reitora Bárbara Melo e pró-reitores da universidade.

Franzé Silva explicou que R$ 25 milhões estão garantidos para a instituição e serão executados de acordo com as demandas especificas de cada campi. Segundo o secretário, nesta terceira mesa de negociação, novos pontos foram abordados e a maioria dos professores aceitou a proposta do Governo, entretanto, alguns docentes mantiveram a postura de manter a greve.

“Em nenhum momento o governo se negou a negociar. Mostramos inclusive as perspectivas financeiras. O governador irá encaminhar aquilo que foi feito na mesa, mantendo a sua palavra, mas dentro dos limites financeiros do Estado”, declarou Franzé. O secretário informa que, se o diálogo com a categoria não avançar nos próximos dias, o Governo do Estado irá solicitar a ilegalidade da paralisação.

“Esperamos que consigamos negociar para sair do estado de greve. Não é uma situação boa pra ninguém. Estamos a esperar que as negociações possam avançar e pelo bom senso e respeito de todos”, declarou o reitor Nouga Batista”.
Mais conteúdo sobre:

Franzé Silva

Facebook
Veja também