Viagora

Secretário recebeu denúncias de apadrinhamento político e venda de gabaritos em concurso em Picos

"Falava-se em tudo", afirmou gestor municipal.

O vereador licenciado e secretário municipal de Administração, Filomeno Portela Richard Neto, voltou a se manifestar a respeito do concurso da Prefeitura de Picos, que foi adiado por recomendação do Ministério Público que abriu um Inquérito Civil Público para averiguar denúncias de supostas irregularidades no certame organizado pelo Instituto Machado de Assis.

Recentemente, quando estava no exercício da atividade parlamentar na base governista, Filomeno foi o primeiro a se manifestar pelo adiamento do concurso, atendendo, segundo ele, a pedidos de vários segmentos da sociedade picoense, mas teve o Requerimento rejeitado, pela Casa, por oito votos a três na sessão ordinária realizada no último dia 11 de junho.

“O meu desejo de pedir que fosse anulada a licitação e a contratação desse instituto, e que fosse aberta uma nova licitação e a contratação de outro instituto, foi por ver o temor e o clamor de toda a cidade, dos inscritos junto às faculdades, junto ao povo, junto ao comércio, pessoas que buscam passar em um concurso para ter uma estabilidade, para ter um salário seguro e gozar de algumas regalias, e que duvidavam da idoneidade do concurso, da seriedade e viam o apadrinhamento, falava-se em vagas garantidas, falava-se em vendas de gabarito, falava-se em tudo”, afirmou Filomeno Portela em entrevista a rádio Cidade Modelo FM.

O secretário de Administração revelou ainda que logo após a matéria de sua autoria ter sido rejeitada, pela Câmara, recorreu junto a Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Picos, que também se posicionou a favor do adiamento e acionou o Ministério Público que atendeu a recomendação da entidade.

“O meu objetivo era mostrar aos colegas vereadores falhas, defeitos, vícios para que todos fizessem um juízo e votassem numa peça sem expressão como é um Requerimento, mas que mostrava o desejo da população em ver um concurso público sério”, disse Filomeno, acrescentando que os inscritos no concurso não terão prejuízo, pois vão ter resguardado o direito da inscrição no certame.

As inscrições do concurso da Prefeitura de Picos se encerram no último dia 12 de junho. As provas objetivas que seriam realizadas no dia 28 de junho foram adiadas depois que o Ministério Público instaurou um Inquérito Civil para apurar denúncias de supostas irregularidades.
Facebook
Veja também