Viagora

Seid quer implantar escola bilíngue no Piauí

A escola bilíngue é um projeto da Seid em parceria com a Seduc e visa atender surdos e ouvinte do Piauí.

Na manhã desta quinta-feira (2), aconteceu a primeira reunião de encaminhamento para a implantação de uma escola bilíngue no Piauí, que atenderá surdos e ouvintes. Esse modelo de escola trabalha na língua nata dos surdos e é de fundamental importância no desenvolvimento pessoal, social e profissional deles. O projeto está sendo desenvolvimento pela Secretaria de Inclusão para Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria da Educação.

O objetivo da reunião foi realizar o levantamento de quantos professores estão habilitados no Piauí e poderiam lecionar na escola e quantos surdos serão beneficiados. Estiveram presentes, os representantes da Associação dos Surdos de Teresina (Aste) e do Centro de Atendimento Pedagógico à Pessoa Surda (CAPPS).

O secretário Mauro Eduardo falou que serão realizadas visitas a outros estados que possuem esse modelo para que se tenha embasamento para implantação da escola bilíngue no Piauí. “A escola bilíngue é de fundamental importância na vida dos surdos, que há muitos anos vêm lutando e revindicando uma escola dessas no nosso estado, que vai oferecer atendimento educacional para que os usuários possam ter, ainda mais, uma vida social ativa, conseguir um trabalho e desenvolver suas atividades do dia a dia”, destaca o secretário.

Para a vice-presidente do Conede, Alviberta Miranda, a escola bilíngue é de grande importância na vida do surdo, pois na escola eles aprenderão desde o básico até entenderem e compreenderem, realmente, os ensinamentos da educação.
Facebook
Veja também