Viagora

Semar irá monitorar volume de todas as barragens do Piauí

O Piauí será representado pela meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa.

Com o intuito de discutir a situação do baixo volume de água das barragens no Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA) convocou uma reunião com as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de todo o país, nesta terça-feira (7), em Brasília (DF). O Piauí será representado pela meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa.

De acordo com a meteorologista, a ANA, juntamente com a Semar, está instalando réguas nas barragens do Piauí para o monitoramento do volume hídrico. A intenção é acompanhar de forma mais eficiente a situação destes reservatórios e em caso de pouca oferta. “Cabe à Secretaria de Meio Ambiente autorizar ou não a outorga de uso de água, lembrando que a determinação da ANA é priorizar o abastecimento humano e a dessedentação animal e depois os demais usos, como a irrigação”, ressalta Sônia Feitosa.

As réguas serão instaladas a partir do mês de agosto em todas as barragens do Piauí, independente de qual órgão tenha sido o executor da obra, cabendo à Semar fazer o acompanhamento do volume hídrico. Uma empresa de consultoria da Paraíba vai fazer o treinamento de dois técnicos da secretaria para atuar neste trabalho.

A meteorologista acrescenta que o monitoramento das barragens vai servir, além de determinar o uso da água em períodos de escassez, para acompanhar também eventuais períodos de fortes chuvas, onde possa ocorrer enchentes.
Facebook
Veja também