Viagora

Senador Elmano Férrer questiona projetos a longo prazo para crise hídrica

Durante audiência pública, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas discutiu a crise hídrica na Bacia do Rio São Francisco.

O senador Elmano Férrer questionou a realização de projetos a longo prazo para solucionar a crise hídrica, especialmente na região Nordeste. Durante audiência pública nesta quarta-feira (7), na Comissão Mista de Mudanças Climáticas para discutir a crise hídrica na Bacia do Rio São Francisco, Elmano também ressaltou que um dos maiores problemas é a gestão de projetos e empreendimentos.

Segundo senador Elmano Férrer, a grande problemática da crise hídrica é a falta de gestão e de planejamento a longo prazo. O resultado disso, é que o Nordeste sofre há décadas com a seca. “É da mais alta importância pensar a necessidade de planejamento. Hoje precisamos pensar não só em barragens para geração de energia, como também realização de projetos para o consumo de água potável”, afirmou.

Entre os projetos a longo prazo, o senador citou a necessidade de transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco para aumentar a vazão das águas do Velho Chico, principalmente nos períodos críticos de seca do Nordeste. Ele ressaltou ainda que os empreendimentos hídricos precisam de boa gestão para funcionarem de forma efetiva e eficaz. “Acontece que muitas obras depois de finalizadas ficam sem responsabilidade e a sociedade deixa de usufruir dos empreendimentos. Não basta só entregar a obra, é preciso dar continuidade na gestão”, ressaltou.

Durante a audiência pública, os participantes também discutiram a questão da seca no Vale do São Francisco, sobretudo no biênio 2014-2015, está prejudicando os projetos de irrigação e ameaçando a atividade econômica da região, já que o local é onde se produz 90% das exportações brasileiras de manga e uva de mesa.

Participaram da audiência: o secretário substituto da Secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integração, Antônio Carvalho Feitosa, superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas, Joaquim Guedes Gondim, diretor da CODEVASF, Luiz Napoleão Casado, presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação Nilo Coelho - DINC , Amauri Bezerra da Silva e gerente Executivo do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, Paulo Sales.
Mais conteúdo sobre:

Elmano Férrer

Facebook
Veja também