Viagora

Servidores públicos do estado reclamam de demora para se aposentar

O TCE realizou na manhã de ontem (09) uma audiência pública para debater sobre questões envolvendo a previdência dos servidores públicos estaduais.

Representantes de sindicatos dos servidores estaduais reclamaram ao Tribunal de Contas do Piauí sobre a dificuldade que muitos servidores estão encontrando para se aposentar e a demora que um processo de pedido de aposentadoria tem levado.

Com isso, O TCE realizou na manhã de ontem (09) uma audiência pública para debater sobre questões envolvendo a previdência dos servidores públicos estaduais.

  • Foto: DivulgaçãoO TCE realizou na manhã de ontem (09) uma audiência pública para debater sobre esses assuntos.O TCE realizou na manhã de ontem (09) uma audiência pública para debater sobre esses assuntos.

Os Servidores reclamam, dentre outras questões, a não aplicação do reenquadramento funcional determinado em lei e a suspensão do abono de permanência no momento em que o servidor solicita a aposentadoria e não após o seu efetivo desligamento.

O advogado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI), Geovani Brito, afirmou que o principal intuito da audiência é agilizar o procedimento de aposentadoria. “Queremos impedir que o servidor passe 2 a 3 anos esperando para se aposentar, o ideal seria um ajuste de conduta para realização desse procedimento com prazos estabelecidos”.

O presidente da Fundação Piauí Previdência, Marcos Steiner, destacou os esforços que o Governo do Estado tem feito para que os processos mais antigos sejam prioridades. “Estamos trabalhando para que esses processos sejam finalizados o mais rápido possível”, explicou. Steiner também lembrou das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado e do déficit da Previdência.

Devido à ausência de representantes da Secretaria de Administração e da Procuradoria do Estado, o presidente do TCE, Olavo Rebelo, solicitou o agendamento de uma reunião com representantes dos sindicatos, da Secretaria de Administração, da Educação e outros entes, para discutir as propostas para resolução das questões discutidas durante a audiência.

Facebook
Veja também