Viagora

Sesapi realiza 1º mutirão de cirurgias de cardiopatia congênita

Quatro crianças devem passar pelo procedimento neste fim de semana.

O primeiro mutirão de cirurgias de cardiopatia congênita para crianças de baixo peso será realizado nesta sexta-feira (22) e sábado (23) pela Secretaria de Estado da Saúde. Quatro crianças devem passar pelo procedimento neste fim de semana.

As cirurgias serão feitas no Hospital São Paulo. Após uma série de exames feitos em 13 crianças para a atualização de diagnóstico, quatro mostraram ter o perfil para a realização dos procedimentos. Quatro das nove crianças precisam realizar o exame cateterismo, três ainda não estão aptas para passar pelo procedimento cirúrgico, uma irá fazer exames de diagnóstico, e um adolescente deve receber atendimento fora do estado, em outro hospital.

Com a realização do mutirão, crianças com peso abaixo de 5kg, que representam 90% dos casos da doença no estado, poderão realizar a cirurgia sem precisar ser transferido para outros centros de saúde

"A realização do mutirão é um marco na assistência àquelas crianças que não tinham o perfil para serem atendidas aqui, é um grande avanço para essas crianças cardiopatas”, afirmou o conselheiro tutelar Djan Moreira.

Facebook
Veja também