Viagora

Sindepol denuncia desacato por parte do advogado Leonardo Queiroz

O desacato seria contra o delegado Anchieta Pontes na Central de Flagrantes na última sexta-feira (28).

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí (Sindepol) divulgou nota repudiando o comportamento do advogado Leonardo de Queiroz na Central de Flagrantes de Teresina na última sexta-feira, 28 de julho.

Leonardo que estava acompanhando uma cliente teria se recusado a apresentar sua identidade funcional, desacatado o delegado de plantão, Dr. Anchieta Pontes, e interferido em perguntas feitas por este delegado no momento de oitivas na Central.

Segundo a nota, o advogado exigiu de maneira autoritária que o delegado apresentasse a sua carteira funcional da Polícia Civil, depois de ele, o advogado, ter se recusado a mostrar sua identidade funcional para o exercício de sua função, desrespeitando, segundo o Sindicato, o art. 13 do Estatuto da OAB. Além disso, o Sindepol alega que Leonardo Queiroz não agiu com urbanidade com as demais carreiras jurídicas como manda outros artigos do Estatuto citado.

Depois da identificação dos mesmos, o delegado teria prosseguido às oitivas. Acontece que, conforme afirma o Sindicato dos Delegados, o advogado estava interferindo na narração de terceiros e de maneira agressiva teria desacatado Anchieta Pontes, que após advertências e não logrando êxito, pediu a retirada de Leonardo Queiroz do gabinete policial. O advogado teria resistido à saída desacatando a referida autoridade.

Mas ao sair junto com o parente que o acompanhava, Leonardo Queiroz, ainda segundo a nota do Sindepol, investiu contra Anchieta Pontes, e este colocou a mão sobre a arma para que não fosse agredido.

  • Foto: DivulgaçãoAdvogado Leonardo Queiroz.Advogado Leonardo Queiroz.

O advogado repassou um áudio em um grupo de uma rede social falando sobre o ocorrido. O Sindepol alega desacato em um trecho desse áudio: “Só não meti a mão na cara dele (do delegado) porque está armado”.

A diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí informou que cobra providências da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) porque “não admite excessos e falta de respeito com os delegados, em especial, dentro de uma unidade da Secretaria de Segurança”.

O Sindepol afirma, ainda, que irá representar contra Leonardo Queiroz no Conselho de Ética da OAB para que apure, também, sobre sua prisão em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo (pistola) na Avenida Boa Esperança, na zona norte de Teresina, conforme processo criminal denunciado pelo Ministério Público em 2016.

Facebook
Veja também