Viagora

Sistema de Saúde de Teresina aumenta oferta de exames por imagem

A estimativa é que o acesso aos exames aumente. A orientação é de que o paciente agende e faça o exame na área em que reside, no caso de exames de imagem simples.

A rede pública de saúde de Teresina, aumentará a partir de julho a oferta de exames de imagem, podendo chegar a realizar cerca de 725 exames por dia. Com um número de 29 médicos ultrassonografistas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), estipulou como meta para cada profissional, a realização de 25 exames de imagem por dia.

Jesus Mousinho, diretora de Assistências Especiais da FMS, explicou que “antes, a meta era realizar 16 exames em apenas um turno. Agora a oferta de exames por imagem será nos turnos manhã e tarde, e a meta para cada médico aumentará”.

Os exames de imagem simples, como ultrassom gestacional, pélvica e abdominal poderão ser realizados em hospitais da rede municipal e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os exames mais especializados como a ultrassom doppler e de parte moles, só poderão ser realizados no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.

O presidente da FMS, Silvio Mendes, garantiu que com essa nova ação, o acesso aos exames será aumentado e os resultados serão agilizados. A orientação é de que o paciente agende e faça o exame na área em que reside, no caso de exames de imagem simples. 

Mais conteúdo sobre:

Fundação Municipal de Saúde - FMS

Facebook
Veja também