Viagora

Sistema Teresina Digital é apresentado nesta terça-feira (22)

A iniciativa visa reduzir o tempo para a abertura de empresas.

O Sistema Teresina digital tratará da abertura de empresas e será apresentado nesta terça-feira (22) a partir das 8h30 no auditório do Sebrae. A iniciativa irá possibilitar menos burocracia na abertura de empresas, apresentando uma adesão à Rede Nacional simplificando o Registro e a Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), criada pela Lei Federal nº 11.598/07.

O sistema tem previsão para começar ser posto em prática a partir de setembro, e funcionará com a integração dos processos em um único envio de documentos. O tempo médio para a abertura de empresas deve diminuir passando de 110 dias para 45 dias.

“Tanto o empreendedor quanto a administração municipal só tem a ganhar com essa adesão integral. O empreendedor vai ter um processo mais fluído, com um custo menor. Já a prefeitura reforça seu compromisso de trabalhar dentro desse novo modelo de gestão pública”, afirmou o secretário municipal de Finanças Jalisson Hidd.

Para Alexandre Castelo Branco, Coordenador Especial da Receita da Secretária Municipal de Finanças, o objetivo é acelerar o processo de abertura de empresas através de uma plataforma online, pois 37% dos procedimentos utilizam papel.

“Para as empresas de baixo risco, por exemplo, esse tempo poderá ser de apenas um dia. Isso vai depender da consulta prévia em relação à localização do imóvel, ao nome da empresa e ao tipo de serviço que ele vai ofertar. Nossa intenção é que o ganho ocorra tanto na fase de consulta prévia, quanto nas etapas seguintes que resultam na liberação do Alvará”, explicou o Coordenador.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também