Viagora

Soldado piauiense é homenageado pela Polícia Militar de Roraima

A homenagem ao policial Rafael Pereira da Silva é justificada pelo fato do mesmo ter prestado socorro ao roraimense H Vieira, que morreu após um ataque em uma favela do Rio de Janeiro.

O policial Militar do Piauí, Rafael Pereira da Silva, que prestou socorro ao soldado roraimense H Vieira, durante um ataque criminoso no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (10), recebeu o "Título Honorífico da PM de Roraima". Ambos eram militares da Força Nacional de Segurança e estavam naquela cidade, auxiliando na segurança pública, durante as Olímpiadas 2016.

O título, assinado pelo Comandante Geral da PM de Roraima, coronel Dagoberto da Silva Gonçalves, considera o piauiense como “Amigo da Polícia Militar”, justificado pelo fato que Rafael Pereira deu “prova de reconhecimento por sua contribuição para o engrandecimento ético, cultural e material da Corporação”.

Na ocasião, um sargento da Polícia Militar de Roraima, J. Silva, publicou um depoimento, relatando o porquê do policial piauiense ser merecedor da homenagem.

Leia a nota na íntegra!

DIGNO DE RESPEITO!

Como é do conhecimento do Mundo, a Polícia Militar de Roraima perdeu um Grande Profissional que dedicou 13 anos de sua vida a proteção da sociedade. Muitos criticam o fato de chamarmos o SD H Vieira de herói, porém não conhece a situação. Não procura saber os verdadeiros fatos sobre o ocorrido, então diante de um ignorante não devemos perder tempo ao tentar explicar o porquê de um herói.

Tive a honra e satisfação de conhecer um guerreiro, digno de respeito por sua postura e comportamento, durante a ocorrência em que foi ceifada a vida do nosso policial. Atende pelo Nome de SD Rafael, mas poderia atender pelo nome de Coragem, Irmão, Companheiro ou porque não um herói também?

O SD Rafael, componente da Polícia Militar do Piauí, foi um dos policiais que estava junto com o SD H Vieira e que teve sua vida salva pela ação heroica do nosso irmão de farda. Nosso irmão de farda que fez o que diz a nossa oração da Polícia Militar "se eu tiver que perecer, Senhor, sei que será por uma causa nobre". Ele tombou salvando a vida do Outro SD e do CAP.

O SD H Vieira fez isso, tombou em combate, arriscou sua vida pra salvar a vida de outros irmãos de Farda, mas isso foi também em função de arriscar a sua vida em prol da sociedade, por isso é que hoje podemos dizer que o SD H Vieira é um herói.

Nas palavras do SD Rafael, durante o sepultamento deste Nobre Policial Militar: "EU SÓ ESTOU AQUI POR CAUSA DA AÇÃO HERÓICA DO HÉLIO, ELE SALVOU A MINHA VIDA”, então de fato, nosso irmão de farda foi um herói.

Mas eu quero aqui falar sobre a postura de um guerreiro que tive a satisfação de conhecer, O SD RAFAEL DA PMPI. No momento em que a guarnição sofreu o ataque brutal, diante de forte fogo dos Bandidos, este policial militar, a que devemos todo o respeito por sua postura, de início procurou um local pra se abrigar dos tiros, porém o que me chamou atenção foi sua postura em não hesitar em prestar socorro ao nosso companheiro de farda que foi atingido por um dos tiros.

Mesmo sabendo que sua vida estava em perigo, que poderia ser atacado pelos bandidos novamente e ter sua vida ceifada brutalmente, assim como foi ceifada a vida de nosso herói. O SD Rafael não teve medo do perigo, assim como fez o SD H Vieira. Este nobre policial da PMPI o fez. Colocou sua vida em risco pra prestar socorro ao nosso irmão de farda.

Mesmo sabendo que sua família poderia lhe receber dentro de um caixão, assim como recebemos o nosso herói. Ele não hesitou em colocar sua vida em risco para estar ao lado daquele que também não teve medo do perigo e pagou com o sacrifício da própria vida.

O SD Rafael fez isso. Não teve medo do perigo, arriscou a própria vida pra tentar salvar a vida de um outro herói. Nossa vida não é fácil. Sair de casa sem ter a certeza de que vai retornar já é uma situação por si só difícil.

Sair de casa para lutar por um ideal de ter uma sociedade segura é o que alimenta a alma de um policial, então meu Nobre Guerreiro Rafael, quero dizer que foi uma honra lhe conhecer, porém quero dizer que a sua postura durante a ocorrência em não temer o perigo pra prestar socorro ao nosso irmão, depois em estar ao lado dele em todos os momentos e ter a hombridade de vir até Roraima acompanhando a Família do H Vieira, para mim foi uma demonstração de gratidão pelo sacrifício do H Vieira, mas também uma postura de respeito à família e principalmente de respeito à Polícia Militar de Roraima.

Foi uma demonstração da postura de respeito e da competência da Polícia Militar do Piauí em formar policiais que honram a farda que veste. Parabéns pela postura, guerreiro! Posso não ter a satisfação de revê-lo novamente, mas quero dizer que tens o meu respeito e admiração por sua postura e coragem!

3° SGT PM J SILVA

POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA


O crime

Três agentes da Força Nacional de Segurança foram vítimas de um tiroteio, ao adentrar por engano a Vila do João, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, cidade que está sediando as Olimpíadas de 2016. A comunidade é dominada por traficantes.

Um soldado da Polícia Militar de Roraima, identificado por Hélio Andrade, de 37 anos de idade, que dirigia a viatura da Força Nacional de Segurança, foi atingido por um tiro de fuzil na testa e depois levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, onde foi operado por três neurocirurgiões. A cirurgia durou quatro horas e meia, mas ele não resistiu aos graves ferimentos.

O capitão Alen Marcos Rodrigues Ferreira, que atua em Cruzeiro do Sul, no Acre, teve ferimentos leves ao ser atingido de raspão no rosto. O policial piauiense, Rafael Pereira, não ficou ferido, mas teve que ser conduzido ao hospital, onde foi liberado na quinta-feira (11).
Mais conteúdo sobre:

Willame Moraes

Facebook
Veja também