Viagora

Strans promove ação educativa em shopping de Teresina

A ação segue durante 15 dias e, posteriormente, estacionamentos serão fiscalizados.

A Superintendência Municipal de Trasmontes e Trânsito (Strans) de Teresina iniciou ontem (20) uma çaõ educativa para promover a utilização correta das Vagas Especiais para idosos e Pessoas com Deficiência em vias públicas, em estabelecimentos públicos ou privados e de uso coletivo (art.24, XI CTB), nos estabelecimentos comerciais e shopping centers.

A atividade segue até o dia 3 de novembro. Depois dessa data, agentes da Strans começam a realizar a fiscalização nesses estacionamentos, em conformidade com o Código Brasileiro de Trânsito, onde haverá uma multa de R$ 293,47 e a remoção do veículo, para quem desrespeitar a norma.

Na ação, os agentes de Trânsito estão conversando com os condutores e, quando necessário, aplicando uma notificação educativa. No início do mês de novembro começam a ser feitas ações de fiscalização desses estacionamentos.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaStrans realiza ação educativa para alertar sobre vagas especiais.Strans realiza ação educativa para alertar sobre vagas especiais.

“Caso o Agente de Trânsito encontre veículos estacionados em Vaga Especial sem a utilização do Cartão, será entregue uma multa educativa a fim de alertar o condutor que desrespeitou o espaço do outro. Fizemos, inclusive, um bloco de notificação com um carimbo especial que mostra que é uma notificação educativa”, esclareceu Samyra Motta, gerente de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Será realizada também uma atividade no piso superior do Teresina Shopping para orientar as pessoas para respeitarem as Vagas Especiais. “Iremos fazer uma simulação com uso de cadeiras de roda, bengala com as pessoas que passarem pelo local, a fim de mostrar as dificuldades enfrentadas pelos idosos e pessoas com deficiência”, relata Jhom Ribeiro, agente da Strans.

Os usuários de vagas especiais devem deixar o cartão de estacionamento especial em local visível dentro do veículo. O documento é emitido gratuitamente para idosos na sede da Strans e para deficientes nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). É necessário apresentar cópia da identidade, CPF e comprovante de residência, fora o laudo do médico com o Código de Identificação da Doença (CID), no caso de deficientes. 

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Strans

Facebook
Veja também