Viagora

Tentativa de fuga após motim é registrada pela Casa de Custódia de Teresina

No motim de ontem (26), além da morte registrada, presos também fugiram da Casa de Custódia.

A Casa de Custódia em Teresina registrou uma nova tentativa de fuga, na manhã desta segunda-feira (27), cerca de 18 horas após um detento ter sido assassinado durante um motim na unidade prisional. Ele foi identificado por Francisco Júnior, mais conhecido como "Topeira", de 20 anos de idade.

Segundo o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Jefferson Dias, essa nova tentativa de fuga impossibilita que os servidores façam a contagem de quantos presos estão no local. No motim de ontem (26), além da morte registrada, presos também fugiram da Casa de Custódia.

“Hoje eles já foram vistos na laje da Casa de Custódia. Os agentes penitenciários não estão podendo fazer a recontagem por causa dessa tentativa de hoje, o que nos dar a entender que o motim continua. Estamos também esperando o reforço da Polícia Militar, mas até agora não chegou. Se demorar, mais presos podem fugir”, relatou ao GP1.

“Quanto a morte de ontem, pode ter acontecido tanto por causa do tumulto do motim, como também porque muitos inimigos de diferentes facções se encontram dentro da Casa de Custódia”, finalizou. A unidade prisional atualmente tem mais 980 presos, sendo que a capacidade é para 330.

Outro lado

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) se manifestou, nesta segunda-feira (27), sobre o motim e a fuga na Casa de Custódia. O órgão afirmou que oito presos já foram mortos de forma violenta no local apenas nesse ano. Todos eles eram presos provisórios e respondiam pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e homicídio.

Confira a nota na íntegra!

No momento, uma contagem está sendo realizada na unidade para identificar informações relativa a fugitivos. Efetivos da Polícia Militar e do Comando de Operações Prisionais estão no presídio para garantir a ordem. Equipe de engenharia também estão no local desde ontem (27) fazendo os reparos na unidade. Sobre o morto, a investigação foi aberta para identificar os culpados. O preso foi morto com perfurações. A família dele foi informada ainda ontem (27) pela equipe de Assistência Social da Sejus sobre o ocorrido. A equipe de Assistência Social também está dando suporte à família no que toca às questões funerárias.
Facebook
Veja também