Viagora

Teresina recebe ambulâncias do Samu doadas pelo Ministério da Saúde

As novas ambulâncias foram recebidas este mês e estavam aguardando a documentação do seguro para poder circular.

O prefeito Firmino Filho entregou hoje (24) cinco novas ambulâncias para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU). São veículos doados pelo Ministério da Saúde e vêm para renovar a frota do serviço. A solenidade aconteceu no pátio da Fundação Municipal de Saúde, com a presença do senador Ciro Nogueira, dos deputados federais Iracema Portella e Mainha, deputado estadual Júlio Arcoverde e vereadores de Teresina.

Os veículos e entregues hoje são furgões marca Mercedes-Benz, modelo 415 Sprinter, cor branca, ano 2017/2018, adaptado para ambulância. O valor unitário de cada veículo é de R$ 176.286 e o valor total fica em R$ 881.430. 

“Em apenas três anos rodando as ambulâncias do SAMU estão completamente sucateadas. Elas são feitas para andar apenas 300 mil quilômetros e serem substituídas, mas hoje nós temos veículos que andaram mais de 400 mil quilômetros. É justamente por isso que o SAMU está sofrendo e a cidade também sofre. Porque aconteceu isso? Porque nós tivemos uma descontinuidade institucional, que fez com que os apoios aos municípios não acontecessem da forma devida”, o prefeito explicou Firmino Filho.

  • Foto: Rômulo PiauilinoA solenidade aconteceu com a presença de deputados federais, estaduais e também vereadores.A solenidade aconteceu com a presença de deputados federais, estaduais e também vereadores.

 Firmino afirmou também que o presidente da Fundação Municipal de Saúde vai adquirir mais ambulâncias para a cidade. “Estamos portanto aqui para fazer a entrega dessas cinco novas ambulâncias e anunciar que, com recursos próprios, doutor Sílvio Mendes está comprando mais cinco ambulâncias que serão entregues nos próximos meses”, disse.

O socorrista Moisés Fortes fala na necessidade de mudança do veículos e fica satisfeito com as aquisições. “A renovação de frota foi muito importante para o SAMU, até mesmo porque havia bastante tempo que nós esperávamos uma renovação de frota. Então com a chegada dessas cinco novas ambulâncias deu um sangue novo para o nosso atendimento, que é um atendimento importantíssimo para a população e, naturalmente que, já era tempo de ser renovada”, enfatizou ele. 

As novas ambulâncias foram recebidas este mês e estavam aguardando a documentação do seguro para poder circular.

Facebook
Veja também