Viagora

Teresina vai sediar Encontro Regional de Ensino da Astronomia

O Encontro é um evento de astronomia e astronáutica realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Voltado para professores do ensino Fundamental e Médio, das áreas de Ciências e Geografia, o XXXIV Encontro Regional de Ensino da Astronomia (EREA) acontece em Teresina de 29 de outubro a 1º de novembro. O Encontro é um evento de astronomia e astronáutica realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O evento será organizado pelo Programa Cidade Olímpica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), em parceria com escolas particulares. De acordo com a coordenadora do programa, Valdete Silva, um dos principais objetivos do EREA é atingir o maior número possível de professores das escolas, divulgando a astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia.

“Queremos mexer no ensino aos conteúdos ligados a astronomia, tanto dos professores da rede municipal, quanto das escolas particulares. Muitos dos alunos já participam da olimpíada de astronomia, e a secretaria, ciente dessa necessidade, fez o convite a OBA para o acontecimento do evento”, comenta Valdete.

Durante o evento será apresentado métodos práticos de ensino de astronomia e os participantes são munidos de material didático. Os professores participarão de oficinas para construção de modelo didático, assistirão a palestras, observações astronômicas e oficinas de montagem de foguetes.

O encontro irá contribuir para a formação e motivação dos professores, assim como organizadores e palestrantes, pois no que se refere à formação de educadores, os EREAs tem sido um marco histórico no país, dando oportunidade aos docentes no que diz respeito a conteúdos e métodos para o ensino da Astronomia.

“A finalidade é aproximar professores dos astrônomos e amadores da região. Essa será uma formação continuada e esperamos que o ensino dentro da sala de aula se modifique, por isso teremos astrônomos de renome nacional e internacional, e os professores poderão conhecer e ter acesso a metodologias diferentes para adotarem na sala de aula”, finaliza Valdete.
Facebook
Veja também