Viagora

Teresinense é selecionado para 2º Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade

Participação no evento resultará na elaboração de projetos para a juventude da capital.

O Jovem Carlos Augusto Rodrigues, 21 anos, atendido há mais de três anos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Norte II), figura entre os 50 selecionados de dez estados do Brasil, que participaram do 2º Encontr...o Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade. O evento aconteceu entre os dias 26 e 29 de agosto, em Brasília.

Durante esses quatro dias de evento, jovens de 18 a 29 anos, militantes, ativistas e lideranças das mais diversas frentes, participaram de uma programação de debates, oficinas, dinâmicas e reflexões sobre os papéis de cada cidadão na sociedade e na luta pela garantia de direitos.
Imagem: DivulgaçãoCarlos Augusto Rodrigues(Imagem:Divulgação)Carlos Augusto Rodrigues

"Foi uma satisfação representar Teresina, e vai ser melhor ainda repassar para os jovens da nossa capital o que aprendi durante esses quatro dias de evento", afirma Carlos Augusto.

O encontro visa acelerar o fluxo de saberes entre jovens com e sem deficiência para mais incidência política da juventude brasileira nas decisões que levam o Brasil a se tornar uma nação cada vez mais inclusiva e ainda, formar jovens Agentes de Promoção da Acessibilidade mais preparados para agir sempre que o direito à comunicação de uma pessoa com deficiência, analfabeta ou com baixo letramento estiver sendo violado.

O jovem foi a Brasília acompanhado da Supervisora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), Maria Valdeníria, que destaca o principal objetivo da participação de ambos no evento. "O objetivo da nossa participação no encontro é adquirir cada vez mais conhecimento, e posteriormente executar um projeto piloto na nossa capital", explica a supervisora.

Carlos Augusto nasceu com hidrocefalia e anomalia no corpo, o que para muitos poderia ser um obstáculo. Para ele, no entanto, é motivação, e segundo os médicos o mesmo só viveria no máximo até os 19 anos de idade.
Facebook
Veja também