Viagora

Unidade de Telemedicina é avanço para qualidade da saúde do Piauí, afirma presidente do Simepi

Para a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, Lúcia Santos, o núcleo representa um salto qualitativo para a medicina desenvolvida no Estado.

O Hospital Getúlio Vargas, um dos principais hospitais de referência em média e alta complexidade do Estado, ganhou nesta segunda-feira (23) a Unidade de Telemedicina Professor Arimatéa Santos, uma realização da Rede Universitária de Telemedicina – Rute. O recurso permite que os profissionais de saúde que trabalham no HGV possam trocar informações e experiências com especialistas de qualquer parte do mundo, com discussão de casos de pacientes utilizando recursos de videoconferências e telesaúde.

Para a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, Lúcia Santos, o núcleo representa um salto qualitativo para a medicina desenvolvida no Estado. "O núcleo é um grande avanço na medicina do estado do Piauí e o HGV, por ser um hospital de excelência, que atende não só piauienses, mas pacientes vindos de outros estados adjacentes e até distantes, vai significar uma importância enorme para a saúde, representa um grande benefício para a qualidade da saúde prestada à população", afirma Lúcia.

O secretário da Saúde, Francisco Costa, declara que o núcleo vai possibilitar uma interiorização dos serviços de saúde, fazendo com que o centro de referência como o HGV possa contribuir com outros municípios e diversas instituições.

"A partir de hoje, com a Unidade de Telemedicina muito bem conectada através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, assim como estão a Maternidade Evangelina Rosa e o Hospital da UFPI, todas essas instituições estão capacitadas para poder, tanto de um lado, servirem aos municípios podendo assistir um médico ou profissional de saúde que está com um caso complicado no interior dando uma segunda opinião, ao mesmo tempo que poderão melhorar a qualificação dos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde nos hospitais do interior. Mas também poderão receber segundas opiniões como um hospital de referência em são Paulo, no Rio em Minas Gerais, aonde for, inclusive no exterior, Estados Unidos, Canadá, Europa. Hoje o Hospital Getúlio Vargas se insere na melhor comunicação existente no Brasil para a prática da telemedicina e telesaúde. O estado do Piauí é referência no ensino superior na área de saúde, então dessa forma as capacidades existentes aqui no Estado poderão demonstrar para o Brasil e para o mundo toda sua perícia nas práticas médicas, nas cirurgias. Podem demonstrar novas metodologias e processos sendo utilizados nos hospitais em Teresina", avalia Luiz Ary Messina, coordenador Nacional da Rute – Rede Universitária de Telemedicina.

O nome dado ao novo espaço, é uma homenagem ao professor Arimatéa Santos, um dos renomados profissionais que passaram pela Universidade Federal do Piauí e trabalharam para a evolução da medicina no Estado. Arimatéa teve sete filhos, sendo cinco médicos, uma advogada e um economista com especialização voltada para a medicina também. "É uma homenagem que honra a família. Ele foi o precursor, que idealizou e instalou todo o serviço com relação ao câncer ginecológico, câncer de mama, prevenção do câncer do colo de útero, ele foi coordenador da Clínica Ginecológica e Coordenador da Universidade Federal do Piauí que funcionava no Hospital Getúlio Vargas nessa época. Sempre foi um formador de profissionais da saúde, sempre acreditou que a ciência e o ensino aliados e aplicados na saúde só beneficiaria a população que busca o atendimento em saúde naquela casa", destaca Lúcia Santos.
Facebook
Veja também