Viagora

Vereador Dudu quer convocar prefeito Firmino Filho para discutir saúde de Teresina

O parlamentar criticou a ineficiência do gestor no gerenciamento dos órgãos de saúde da capital.

O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), quer convocar o prefeito Firmino Filho para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal sobre a saúde pública de Teresina. O parlamentar criticou a ineficiência do gestor no gerenciamento dos órgãos de saúde da capital.

Durante o pronunciamento, na tribuna, nesta terça-feira (18), o parlamentar questionou a falta de posicionamento do prefeito em relação às recomendações administrativas do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) e do promotor Eny Marcos Vieira.

O MP-PI recomendou a definição de um teto financeiro específico para realização de procedimentos cirúrgicos cardiovasculares no Hospital São Marcos. O MPT-PI pede o cancelamento de contratação de uma Organização Social (OS) para gerir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença. Já o promotor Eny Marcos Vieira instaurou procedimento preparatório de inquérito civil público para apurar irregularidades no alcance da meta de imunização contra o vírus HPV.

O vereador Dudu também questionou a reforma na saúde do município realizada pelo prefeito Firmino no ano passado que criou a Fundação Hospitalar de Saúde (FHT). Para o parlamentar, é necessário que a Prefeitura tome uma atitude para solucionar o problema da saúde caótica na capital.

"Qual o problema de o prefeito Firmino vir a esta Casa? Ele precisar ter humildade para assumir alguns erros. Nós já denunciamos as irregularidades no HUT reveladas no relatório da auditoria do Denasus e agora temos órgãos fiscalizadores cobrando um posicionamento sobre a situação da nossa saúde. É nosso papel tentar melhorar o serviço de saúde fornecido para a população", enfatiza Dudu.

Na última quinta-feira (13), a CMT aprovou requerimento, de autoria do vereador Dudu, convocando o secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, a presidente da Fundação Hospitalar, Maria de Fátima Oliveira, e o diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Gilberto Albuquerque, a prestarem esclarecimentos sobre a situação do HUT e da saúde pública da capital. Os gestores comparecerão na Câmara na próxima quinta-feira (20), às 10h30.
Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também