Viagora

Vereadores farão visita técnica ao rio Poti

"É uma vergonha esta Casa estar ao lado de um rio que está morrendo e não fazer nada", ressalta Dudu.

Uma comissão de vereadores e de demais órgãos públicos realizará uma visita técnica ao rio Poti. A proposta é do vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), e foi aprovada pela Câmara Municipal de Teresina nesta terça-feira (1).

O vereador propôs a visita após denunciar a situação de degradação do rio na tribuna da CMT. O parlamentar diz que o estado do rio Poti é resultado do abandono do Poder Público, que pouco investe em cobertura de saneamento, e cobrou um posicionamento da Câmara Municipal de Teresina.

"Nossa Teresina nasceu de uma vila de pescadores. Os dois rios, Parnaíba e Poti, fazem parte da nossa história. A população ribeirinha, que tira o sustento do rio, está sofrendo com essa situação. É uma vergonha esta Casa estar ao lado de um rio que está morrendo e não fazer nada", ressalta Dudu.

Durante seu pronunciamento, Dudu lembrou a Lei Municipal de nº 4.709, de sua autoria, que institui no calendário oficial de Teresina o Dia Municipal de Proteção ao Rio Poti, comemorado no dia 23 de março. Segundo o vereador, a data revela a importância de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e da despoluição do rio.

O parlamentar destacou ainda a crise hídrica de São Paulo e a comoção popular em todo o país com a situação do rio Doce, em Minas Gerais, após a tragédia de Mariana. "O rio Poti é patrimônio de todo o país e não o estamos valorizando. Precisamos olhar mais para a nossa cidade. É uma triste realidade que é culpa de todos nós. Temos que somar forças imediatamente para não deixarmos o rio morrer", finaliza o vereador.

A data da visita deve ser agendada em breve.
Facebook
Veja também