Viagora

Vereadores solicitam interdição do HUT alegando irregularidades

O hospital recebeu visita dos vereadores Deolindo Moura (PT), Cida Santiago (PHS), e Edilberto Borges Dudu (PT)

Servidores do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) acionam vereadores para verificar situação de funcionamento do local. Ontem (04), os vereadores Deolindo Moura (PT), Cida Santiago (PHS), e Edilberto Borges Dudu (PT) visitaram o hospital. Após verificarem a situação precária do local, decidiram notificar a Prefeitura de Teresina, Fundação Municipal de Saúde, Ministério Público, Governo do Estado do Piauí e Secretaria Estadual de Saúde para que aconteça uma intervenção imediata.

Foto: Divulgação/AscomCida Santiago, Deolindo e Dudu em vistoria no hospitalCida  Santiago, Deolindo e Dudu em vistoria no hospital

Os vereadores tiveram contato com a mãe de um paciente que reclamava da demora para marcação de cirurgia. A mãe, que não quis se identificar, disse que a cirurgia de seu filho foi adiada de quarta (03) para ontem (04). “Ele ficou de jejum até 14h e no momento de realizar a cirurgia, o médico disse que não poderia fazer porque não tinha material”, reclamou.

O petista Dudu, disse que o hospital não está salvando vidas e pondo risco à saúde dos pacientes e servidores do local. Ele comenta que os servidores estão apavorados, com medo de trabalhar devido à falta de condições. “Você ter sutura no HUT onde não se tem anestesia, não tem glicose, máscara, álcool, luva, não tem material esterilizado”, lamentou a ausência de materiais.

  • Foto: Divulgação/AscomVereadores fazerm vistoria no HUTVereadores fazerm vistoria no HUT

De acordo com um representante do Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi), que também não quis se identificar, o HUT precisa de mais funcionários de enfermagem, técnicos e auxiliares nas clínicas, material, e condições mais adequadas para o trabalho com pessoas que tenham doenças infecciosas.

“Eles estão reduzindo com o argumento de que o HUT não tem essa necessidade e desde quando fundou, ele nunca teve a quantidade suficiente de trabalhadores. E agora com a justificativa de retirar serviço prestado e segundo turno, eles estão fazendo esse remanejamento prejudicando a assistência”, criticou o profissional da enfermagem.

Facebook
Veja também