Viagora

Wellington Dias decreta emergência na Penitenciária de Esperantina

A medida foi tomada em consequências dos estragos da rebelião ocorrida na unidade, na tarde dessa sexta-feira (6).

O governador Wellington Dias decretou, neste sábado (7), situação de emergência na Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, após a rebelião ocorrida na unidade, na tarde dessa sexta-feira (6). O objetivo é garantir a ordem no presídio e iniciar, imediatamente, os reparos na estrutura física da unidade, que foi muito danificada com a rebelião.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, está desde a manhã de hoje no município de Esperantina realizando uma vistoria na penitenciária e dialogando com as instituições.

  • Foto: AscomSecretário de Justiça, Daniel Oliveira, realiza vistoria na penitenciária de Esperantina.Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, realiza vistoria na penitenciária de Esperantina.

De acordo com o gestor, já estão em curso no âmbito da Secretaria de Justiça e da Polícia Civil, investigações sobre o que teria causado a rebelião. A Secretaria de Justiça informa que já iniciou os primeiros reparos emergenciais no presídio.

A assessoria da Secretário de Justiça afirma que já foi tratado com a Defensoria Pública, Ministério Público, OAB e Prefeitura de Esperantina sobre novas medidas em favor da ordem pública no sistema prisional.

A rebelião na Penitenciária de Esperantina iniciou por volta das 13h de ontem e foi controlada às 17h40. Até agora, a Secretaria de Justiça transferiu mais de 100 presos de Esperantina para outras unidades prisionais e já iniciou as buscas para recapturar os fugitivos. Cerca de 50 presos que ainda estão foragidos.

Facebook
Veja também