Viagora

Wellington Dias transfere 6 hospitais para a Fundação Hospitalar

Dentro da mudança estão, o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil Lucídio Portela, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, além dos hospitais de Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato.

Nessa terça-feira (11), o governador Wellington Dias assinou um contrato que transfere para a Fundação de Serviços Hospitalares, a administração de seis unidades de saúde situadas na capital e interior do Piauí.

Dentro da mudança estão o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil Lucídio Portela, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, além dos hospitais de Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato. Esses hospitais foram escolhidos para iniciar a mudança no atual modelo.

  • Foto: AscomWellington Dias passa seis hospitais para a Fundação HospitalarWellington Dias passa seis hospitais para a Fundação Hospitalar

O contrato foi assinado também pelo presidente da Fundação Hospitalar do Piauí, Pablo Santos, e o secretário da Saúde, Florentino Neto. Segundo o Governo do Estado, a mudança busca o alcance de metas de desempenho estabelecidas pela Sesapi.

Não é simplesmente uma transferência de obrigações. Essa fundação será periodicamente avaliada, há metas qualitativas e quantitativas a serem atingidas, indicadores avaliados e, posteriormente, com o resultado da avaliação, a tendência é que descentralizemos outros hospitais”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Wellington Dias disse que a administração, por meio da fundação, traz uma redução de custo. “Pela legislação brasileira, uma fundação credenciada ao Ministério da Saúde tem uma redução nos encargos. Agora, o secretário Florentino pode cuidar de forma mais planejada de toda a política de saúde, enquanto Pablo Santos cuidará da rede hospitalar”.

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Facebook
Veja também