Viagora

Mais de 700 mamografias foram realizadas pelo SUS através do Ceir

Mulheres acima dos 40 devem marcar o exame na UBS mais próxima de casa.

Mais de 700 mamografias já foram feitas pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) através do Sistema Único de Saúde (SUS), no período de um ano, tempo em que os exames de mamografias começaram a ser realizados no Ceir.

O número ainda é considerado baixo, pois as mulheres acima dos 40 anos de idade devem realizar o exame uma vez por ano, como prevenção da doença, que se descoberta no início as chances de cura são maiores. “O câncer de mama está matando muitas mulheres e uma prima minha teve também. Então, todo ano venho para Teresina só realizar o exame”, relatou Ana Silva, de 57 anos que reside na cidade de São Pedro do Piauí.

  • Foto: Governo do Estado do Piauí.Mamografia.

O médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, explica que “o trabalho do Centro não é somente de reabilitação, mas, também, de prevenção, neste caso, com atenção à saúde da mulher e ao diagnóstico precoce do câncer de mama”. Pontuou.

Mulheres com deficiência também podem se dirigir ao Ceir para realizar o exame, pois o mamógrafo do Ceir é adaptado para atender também às pessoas com deficiência. Para fazer o exame no Ceir, a paciente deve se dirigir a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e se consultar com um médico, que dará um encaminhamento que poderá ser marcado na própria UBS.

Facebook
Veja também