Viagora

Candidatos da Olimpíada de Astronomia podem realizar inscrição

A competição será realizada em 18 de maio. As inscrições encerram em 18 de março.

Estão abertas inscrições para a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O prazo foi iniciado em 07 de fevereiro e encerra em 18 de março. Os estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas ou privadas podem realizar o cadastro no site da OBA.

A competição, que ocorre em 18 de maio consiste na realização de uma prova de dez questões (sete de astronomia e três de astronáutica), principalmente sobre raciocínio lógico. São quatro níveis de dificuldade - três para o ensino fundamental e um para o médio. Além da prova, será realizado no mesmo dia o lançamento de foguetes, pelos estudantes de escolas que irão participar da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

  • Foto: Divulgação/SemecInscrições para Olimpíada de Astronomia e Aeronáutica estão abertas.Inscrições para Olimpíada de Astronomia e Aeronáutica estão abertas.

No ano passado, foram distribuídas cerca de 40 mil medalhas entre os 665.131 participantes no Brasil. Do total, 108 medalhas (23 de ouro, 47 de prata e 38 de bronze) forma conquistadas por alunos de escolas municipais de Teresina.

Os alunos da rede municipal teresinense contam com o Programa Cidade Olímpica Educacional (COE), que oferta o primeiro contato com a Astronomia e a Aeronáutica, com a promoção de aulas de aprofundamento em disciplinas específicas aos sábados e laboratório para as experiências e simulados baseados nas principais competições de conhecimento.

Os candidatos podem também se preparar para a prova com o aplicativo “Simulado OBA”. No site da olimpíada, há vídeos explicativos, além de provas e gabaritos das edições anteriores.

Os participantes mais bem concursados na olimpíada representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2019. Também poderão concorrer a vagas nas jornadas espaciais - palestras de especialistas em São José dos Campos (SP).

Facebook
Veja também