Viagora

Semana dos Museus inicia nesta quarta-feira em Teresina

Além da capital que recebe a Semana no Museu do Piauí, outro três museus e Oeiras e Picos participam do evento.

Começa nesta quarta-feira (16), em Teresina, a 16ª Semana dos Museus. Os eventos serão realizados no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes (MUP). A programação encerra na sexta-feira (18).

  • Foto: SecultMuseu do PiauíMuseu do Piauí

A Semana começa no Museu do Piauí às 8h30, quando serão exibidas ao público as postagens referentes ao projeto "Museu Redescoberto", que visa proporcionar, virtualmente, um passeio pelo acervo do museu. Posteriormente, há a visita mediada ao acervo do Museu do Piauí e à exposição temporária "Conexões", que permanece no espaço até o fim de maio. Durante a tarde, haverá a aula temática com o tema da Semana dos Museus: "Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos".

Na tarde da quinta-feira (17), ocorre o projeto "Cajuína no Museu", desenvolvido pelos professores do Programa Educativo do MUP. Na sexta-feira, ocorre a visita mediada pela manhã. A partir das 14h30, será exibido o documentário "Um Rio de Memórias: vivências no Museu do Piauí". A programação é encerrada com Sarau lítero-musical.

Outras cidades

A Semana dos Museus também percorre pelo interior do Piauí. No município de Picos, o Museu Ozildo Albano também participa, com exposição e visita mediada ao acervo. Em Oeiras o evento foi iniciado nessa segunda-feira no Museu de Arte Sacra e encerra na sexta-feira (18). A programação inclui mesa redonda, palestra e lançamento do folder digital e impresso do museu.

Já o Centro Cultural Sobrado Major Selemérico, começou as atividades na manhã de hoje (15), com a abertura da exposição artística e fotográfica de Oeiras, da Academia Oeirense de Artes. O Centro Cultural realiza ainda mesas redondas, visitas mediadas ao acervo e apresentação cultural com alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha.

Facebook
Veja também