Viagora

Detento é morto perfurado com vergalhões na Casa de Custódia

Ivo Santos Rosa, que estava preso no pavilhão G, morreu por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (1º).

Um detento identificado como Ivo Santos Rosa, que estava preso no pavilhão G, morreu por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (1º) na Casa de Custódia, na zona Sul de Teresina. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, Ivo foi morto perfurado com vergalhões por um outro preso.

  • Foto: ViagoraCasa de Custódia de TeresinaCasa de Custódia de Teresina

Os detentos de duas áreas do pavilhão haviam se misturado ao saírem para tomar banho de sol, o que, de acordo com o sindicato, não é indicado que ocorra para evitar atritos entre os encarcerados.

“A direção da Casa de Custódia havia juntado o lado maior com o lado menor. Um é aberto pela manhã e outro pela tarde, nunca os dois juntos, até mesmo pra evitar problema. Diante dessa junção pra poder desocupar um lado do pavilhão, terminou que esse erro administrativo culminou com a morte desse detento”, relatou Kleiton Holanda.

Ele disse que os vergalhões “são retirados facilmente da estrutura da parede, sendo que foram investidos milhões de reais no ano passado para reforma, e essa reforma não tá dando a segurança no interior das celas”.

O presidente do Sinpoljuspi solicitou às autoridades públicas uma atenção maior à segurança. Para ele, casos como esse complicam a situação do estado já que os parentes do preso que perde a vida dentro dos presídios terão que receber dinheiro público.

“A família ainda vai ser indenizada. A gente se pergunta: Será quando um sujeito desse mata um cidadão na rua, a família do cidadão é indenizada? Não. Mas quando se trata de um detento, que está custodiado pelo estado, ele será indenizado de alguma forma. É preocupante a situação”, opinou Kleiton.

Ainda de acordo com informações repassadas pelo presidente do sindicato, o pavilhão G possui capacidade para abrigar 40 presos, mas comporta 90, mais que o dobro do recomendado.

Facebook
Veja também