Viagora

Sesapi realiza semana de prevenção ao AVC 2022 em Teresina

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o intuito da atividade é levar os conhecimentos básicos sobre o AVC.

Na manhã dessa terça-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou às atividades da semana de prevenção ao AVC 2022 no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), localizado no bairro Ilhotas, zona sul de Teresina. As ações contaram a presença do Dr. Telmo Mesquita, coordenador da rede de urgência e emergência, que reforçou a importância da implantação das linhas de cuidado para o AVC e o IAM dentro da rede estadual de saúde.

Conforme a Sesapi, o intuito da atividade é levar os conhecimentos básicos sobre o AVC, como as pessoas devem prosseguir para que sejam reduzidos os números de casos fatais e que mais pessoas consigam o atendimento médico em tempo oportuno para não apresentar sequelas ou falecerem em decorrência do acidente vascular cerebral.

“Nós precisamos trabalhar a ideia de cuidados, mas também a prevenção do AVC. O problema é uma das principais causas de mortes no nosso país e precisa de uma atenção especial. Tendo isso em mente, conseguimos verificar um envolvimento importante da secretaria de estado da saúde e do Governo do Estado para assegurar à nossa população cuidada adequadas para quem sofrer AVC dentro da rede estadual de saúde. Iniciamos hoje a semana, mas é preciso se conscientizar que essa atenção ao AVC deve ser feita a todo o momento”, destacou coordenador, Dr. Telmo Mesquita.

Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí, fora as atividades realizadas nas unidades básicas de saúde (UBS), como identificação de pessoas com arritmia, avaliação da glicemia e avaliação da pressão arterial, a semana também contará com o treinamento de crianças através do programa “Fast Heroes”, levando os conhecimentos de como identificar um quadro de AVC e o que deve ser feito para crianças de 05 a 10 anos de idade e exposições interativas para a população em Teresina.

Para o Dr. Romilto Pacheco, coordenador da linha de cuidado do AVC no Piauí, as orientações de cuidados podem ser repassadas até mesmo crianças, que residem com pessoas idosas ou pré-dispostas a terem AVC. “Nossa ideia é fazer com que as nossas crianças possam ajudar em quadros de AVC nas pessoas mais velhas das suas famílias, como os avós, uma vez que o AVC é um problema bastante presente na faixa etária acima de 55 anos, e muitas vezes as crianças são aquelas que passam mais tempo com os mais velhos.”, reiterou o Dr.

Ainda de acordo com a Sesapi, entre os conhecimentos expostos estarão os modos de identificação rápida de um quadro de AVC como caso a pessoa apresente rosto caído em um dos lados, fraqueza em um dos braços, dificuldade na fala, nesse momento é essencial já buscar a ajuda médica como o SAMU para que a pessoa receba atendimento adequado.

Facebook
Veja também