Viagora

Artesanato do Polo Cerâmico do Poti Velho atrai turistas

Os permissionários da área localizada na zona Norte de Teresina destacam a variedade de itens que representam a cultura piauiense.

  • Viagora/ Sthefany Negreiros Camila Kauane, pintora do Polo Cerâmico do Poti Velho. 1 / 4 Camila Kauane, pintora do Polo Cerâmico do Poti Velho.
  • Sthefany Negreiros/Viagora Polo Cerâmico do Poti Velho. 2 / 4 Polo Cerâmico do Poti Velho.
  • Sthefany Negreiros/Viagora Polo Cerâmico do Poti Velho. 3 / 4 Polo Cerâmico do Poti Velho.
  • Sthefany Negreiros/Viagora Polo Cerâmico do Poti Velho. 4 / 4 Polo Cerâmico do Poti Velho.

O Polo Cerâmico do bairro Poti Velho, localizado na Zona Norte da capital Teresina, reúne turistas e moradores da capital há cerca de 16 anos, apresentando a cultura piauiense através de vasos, filtros, mandalas e outro itens de decoração produzidos em cerâmica.

Os artesãos e vendedores do Polo possuem idades, trabalhos, lojas, e visões distintas, mas o objetivo de mostrar as belezas do artesanato local para pessoas de outras regiões e para os próprios teresinenses é o mesmo.

Em entrevista ao Viagora, a pintora Camila Kauane destacou a diversidade de peças que estão disponíveis no ponto de comércio e turismo. “Oferecemos artes manuais como presépios, vasos, moringas, filtros, além de peças para restaurantes que vão de panelas até itens de decoração para o espaço. Essas peças decorativas e pequenas são as que mais atraem os clientes, Mandalas e vasos menores saem mais por aqui”, disse a artesã.

Já Regina Teixeira, proprietária de um galpão de cerâmica localizado dentro do Polo, pontuou que a movimentação de turistas na área cresce e diminui de acordo com a época do ano. “A movimentação por aqui é melhor durante feriados em tempo de férias. Feriados assim de um dia são melhores, porque geralmente nesses prolongados as pessoas costumam viajar. Só que nesses últimos tempos tá meio fraco, depois da pandemia o movimento nunca voltou por completo.

Facebook
Veja também