Viagora

GCM de Teresina recebe equipamentos para preservação ambiental

O comandante da GCM, André Viana, afirma que a equipe está pronta para atender ocorrências referentes ao Meio Ambiente com mais segurança.

Nesta quinta-feira (17), a Guarda Ambiental, grupo especializado da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), recebeu do Ministério Público do Piauí (MP-PI), e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), equipamentos para reforçar atendimento às ocorrências ligadas ao meio ambiente, como manejo e contenção de animais.

De acordo com a GCM, os matérias doados pela Semam foram: ganchos herpetológicos, laço cambão, puçás, rede de arremesso, macacão apicultor, luvas, lanterna e caixa de contenção e transporte. O MPPI doou ganchos herpetológicos, caixa de contenção e transporte e uma impressora.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaGCM de Teresina recebe equipamentos de reforço na ações de preservação ambiental.
GCM de Teresina recebe equipamentos de reforço na ações de preservação ambiental.

O comandante da GCM Teresina, André Viana, afirma que a equipe está pronta para atender ocorrências referentes ao Meio Ambiente com mais segurança. “A Guarda Ambiental é um grupo relativamente novo e ainda não tínhamos equipamentos para potencializar nossa atuação nessa área. Agora, estamos aptos para atender toda e qualquer ocorrência ligada ao Meio Ambiente com maior segurança e eficiência”, disse.

Conforme informações da GCM, a Guarda Ambiental foi instalada em 2021, e conta com 18 guardas municipais que integram patrulhas 24h por dia, em toda a semana. O telefone do grupo especializado é 153, o mesmo para ocorrências de outras naturezas.

O gerente do grupo especializado, Teixeira, explica que a Guarda Ambiental atua em três fontes, no apoio a órgãos que trabalham no Meio Ambiente local, nas rondas programadas em parques ambientais de administração da Seman, no atendimento a animais silvestres em situação de vulnerabilidade e domésticos em situação de maus-tratos.

Ainda de acordo com a Guarda Municipal, somente o mês de janeiro a agosto, a Guarda Ambiental atendeu 146 ocorrências, sendo 50 resgates de animais silvestres, 66 apoios a órgãos de proteção ao Meio Ambiente e 30 outras situações.

Facebook
Veja também