Viagora

Procon de Teresina encerra 2022 com 83,7% de casos resolvidos

De acordo com dados, foram registrados esse ano o total de 1.971 atendimentos, sendo 1.720 Reclamações e 251 Consultas, registradas no ProConsumidor.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Municipal de Teresina, divulgou dados que mostram que o órgão realizou em 2022, o número de 1.670 audiências de conciliação com 83,7% foi resolvido.

De acordo com dados, foram registrados esse ano o total de 1.971 atendimentos, sendo 1.720 Reclamações e 251 Consultas, registradas no ProConsumidor. Também é possível observar que a maior taxa de reclamações dos consumidores foi direcionada aos serviços de fornecimento de água e energia, em seguida produtos e serviços privados serviços financeiros como por exemplo bancos e fornecedores lojistas do comércio físico e digital.

Ainda de acordo com dados do Procon, na terceira posição de reclamações fica com passagens aéreas. A coordenadora do Procon Municipal, Nara Cronemberger, comenta que com o alto nível de reclamações solucionados o encaminhamento de processos para o Poder Judiciário foi pequeno. “Apenas 16,3% dos casos registrados foram encaminhados para o Poder Judiciário, contribuindo, assim, para o descongestionamento processual da via Judicial”, disse.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Iran Felinto, comenta que o número de resolutividade se tornou referência aos cidadãos, fazendo com que busquem seus direitos. “O órgão tem se tornado referência para os munícipes buscarem seus direitos. E a Semdec como secretaria voltada para o desenvolvimento econômico procura dar voz aos consumidores e fornecedores visando um equilíbrio nas relações de consumo”, comentou.

Conforme o Procon de Teresina, os cidadãos podem fazer denúncias através do telefone  (86) 99513-1273, de forma presencial na rua Manoel Nogueira Lima, 1347, Jóquei, ou por meio do e-mail: [email protected], com um resumo da reclamação em anexo, além de uma cópia do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos relativos à reclamação, tais como: nota fiscal, contrato, identificação do fornecedor e CNPJ.

Facebook
Veja também