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Setut diz que é a favor da tarifa zero nos ônibus de Teresina

De acordo com o Setut, a proposta seria o melhor cenário para os sistemas urbanos dos municípios. Contudo, a prefeitura deve repassar de forma correta o subsídio para manter o equilíbrio financeiro.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), divulgou nesta terça-feira (13), que apoia o projeto de lei que pretende discutir a implantação da tarifa zero de ônibus em todo o Brasil em 2023. O projeto é de autorial do deputado federal Jilmar Tatto de São Paulo.

De acordo com o Setut, a proposta seria o melhor cenário para os sistemas urbanos dos municípios. Contudo, a prefeitura deve repassar de forma correta o subsídio para manter o equilíbrio financeiro do sistema.

O coordenador técnico do Setut, Vinícius Rufino, afirma que o sindicato segue cobrando que a gestão municipal de Teresina cumpra com o dever de manter a qualidade do transporte público, e que repasse os valores devidos aos empresários. “A PMT vem pagando R$ 850 mil desde abril e a necessidade de subsídio é de R$ 5 milhões por mês para o equilíbrio financeiro do sistema. Seguimos buscando diálogo e soluções efetivas para a resolução desse impasse", destacou.

Ainda de acordo com o Setut, os valores devidos são referentes às gratuidades, passe estudantil, integrações, como também ao quantitativo de ônibus ofertados aos usuários, que se torna superior ao necessário, tecnicamente. Todos os valores devidos são previstos na licitação do transporte público.

Tarifa zero

Tendo como autor o deputado federal de São Paulo, Jilmar Tatto (PT), o projeto de lei visa que o sistema gratuito seria financiado pelos empregadores, que hoje pagam vale-transporte, pelo governo e pelos usuários de carros. Se transformado em lei, qualquer cidadão teria acesso de graça a ônibus e ao metrô.

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