Viagora

Estou satisfeita do legado que estou deixando, diz Regina Sousa

Na manhã desta quarta-feira (28), a governadora do Piauí concedeu uma entrevista coletiva a imprensa no Palácio de Karnak.

Na manhã desta quarta-feira (28), a governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, realizou uma coletiva de imprensa e falou sobre os nove meses de gestão. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak.

A governadora iniciou a coletiva apontando sua satisfação em ter atuado na gestão do Piauí, propondo projetos em seu cargo de vice-governadora e executando-os em seu mandato.

“Não fui uma vice-governadora só para substituir o Wellington Dias enquanto ele viajava. Tive iniciativas na vice-governadoria, trabalhei leis como a do saneamento básico, por exemplo, que estava em aberto há muitos anos, entre outras. Então, como vice não fiquei acomodada esperando o governador viajar para só assim agir, lá eu tinha uma equipe dinâmica que trabalhava. Posso dizer que estou satisfeita com o que fiz, do legado que estou deixando e que muita gente pode não compreender, mas o que está sendo feito está mudando a vida de pessoas, e isso é o que importa para mim”, disse Regina.

Foto: Matheus Santos/ViagoraGovernadora Regina Sousa
Governadora Regina Sousa

Regina Sousa falou ainda sobre a importância de ser a primeira governadora do Piauí, destacando o fato de ser uma mulher negra e de origem humilde.

“A nossa luta é para que as pessoas não percam a esperança, e só o fato de ter chegado até aqui já é uma vitória. O preconceito é grande, até parei de olhar as redes sociais devido às agressões, e eu só posso atribuir isso ao racismo e à minha origem. Eu vim de um lar, fui quebradeira de coco, com mãe quebradeira de coco e pai trabalhador rural sem-terra, então essas pessoas elas eram predestinadas a repetirem o destino dos pais e das mães e isso mudou”, concluiu a gestora.

Ações durante a gestão

A governadora do Piauí informa que teve uma atuação constante em benefício aos produtores rurais de pequeno e grande porte, durante a gestão de Regina Sousa, foram realizadas entregas de títulos de terra, que deram mais segura jurídica as famílias.

Ainda na agricultura familiar, a governadora comentou a respeito do Programa de Alimentação Saudável (PAS), que apoia os agricultores que produzem alimentos sem agrotóxicos, proporcionando a venda dos produtos por um preço justo.  “Agora, muitos trabalhadores rurais estão produzindo para si e vendendo o excedente, garantindo uma renda”, comentou.

Foto: Matheus Santos/ViagoraColetiva de imprensa
Coletiva de imprensa

Na pasta do Meio Ambiente foram investidos R$ 100 milhões na área. A gestora comentou que em quatro anos serão plantadas cerca de 5 milhões de mudas de árvores no estado. “A previsão é de que, nos próximos quatro anos, mais de 5 milhões de mudas sejam plantadas no Piauí. E não é qualquer árvore. São árvores da nossa terra e que terão a participação do morador da região”, disse.

Outro projeto que foi comentado pela gestora foi o Programa Moradia para Todos II, que de acordo com a governadora, permite que as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza recebem recursos para construírem suas casas. “Muito útil o programa, pois permite às famílias construírem suas casas na região onde moram”, explicou.

Questionada sobre o que foi feito em sua gestão para garantir a preservação histórica piauiense, destacando a Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Regina Sousa afirmou que durante os nove meses o Governo conseguiu amenizar os incêndios e reduzir o despejo de lixo no local.

" Estamos tratando de resolver a questão do lixo naquela região, pois ainda vemos por lá sim mas já estamos forrmando consórcios para trabalhar esse problema. Falando agora sobre os incêndios na área, todos puderam perceber que diminuíram porque fizemos toda uma preparação com os bombeiros, secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, além de capacitações nos municípios para prepararmos a população para combater o fogo. Adquirimos ainda o helicóptero de combate à incêndios, que tem um depósito para despejo de água, água que não possuíamos anteriormente", apontou a governadora.

Facebook
Veja também