Viagora

Lei sobre cinema adaptado para autistas é aprovada na Alepi

Segundo a Assembleia Legislativa, a lei anterior só beneficiava crianças e adolescentes autistas em salas adaptadas.

Na última terça-feira (20), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou em sessão o Projeto de Lei (PL) N° 175/2022 que inclui autistas adultos em sessões obrigatórias de cinemas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Conforme a Alepi, o PL possui autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) e altera uma lei anterior de N° 7.468/2021, também do mesmo parlamentar, que permitia o acesso a salas de cinema adaptadas somente para crianças e adolescentes.

De acordo com a Assembleia, a alteração para incluir os adultos se justifica veio por meio de reivindicações do público TEA adulto que terão acesso as exibições em cinemas de todo o Estado do Piauí.

"O Brasil tem um grande número de pessoas com autismo. Boa parte das minhas leis é para esse público. É uma felicidade saber que a Casa recepcionou bem nosso Projeto, uma reivindicação que recebi dos adultos autistas, para que eles, junto com as crianças, tenham acesso com total qualidade, conforto, lazer e inclusão", destaca o deputado Franzé.

Facebook
Veja também