Viagora

Acervo do Arquivo Público do Piauí passa por digitalização

De acordo com o governo do estado do Piauí, o prédio passou por melhorias estruturais e recebeu um laboratório para que seja iniciado o processo de digitalização do seu acervo.

Nessa quarta-feira (28), a governadora Regina Sousa, visitou o Arquivo Público do Estado do Piauí – Casa Anísio Brito, no centro de Teresina.

De acordo com o governo do estado do Piauí, o prédio passou por melhorias estruturais e recebeu um laboratório para que seja iniciado o processo de digitalização do seu acervo, que permite que documentos históricos sejam preservados para a posteridade.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíAcervo do Arquivo Público do Piauí passará por digitalização
Acervo do Arquivo Público do Piauí passará por digitalização

Regina Sousa, destacou a possibilidade de o Arquivo receber mais melhorias e aumentar a capacidade de digitalização “A história do Piauí está toda aqui e o pessoal do Arquivo Público cuida com muita atenção e que agora está passando pela modernização, que é a digitalização desses documentos. Esse é um prédio antigo e, apesar de ter recebido melhorias, ainda há muito a ser feito. Então, aproveitamos para verificar o que ainda falta e a possibilidade de dobrar a capacidade de digitalização para que seja feito mais rápido”, afirmou Regina.

O coordenador-geral do Projeto Manuscritos Digitais da Fundação de Desenvolvimento Sustentável do Piauí, Flávio Almeida, explicou como funciona o convênio com o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e ressaltou que a previsão para digitalização de todo o acervo é de até cinco anos. “Esse é o início do processo, o convênio foi fechado em junho com o Siec, que lançou um edital e a empresa Equatorial Piauí pegou o projeto e destinou os recursos. Com isso, montamos o laboratório, aos poucos, por conta da reestruturação elétrica, fizemos um treinamento e pegamos as primeiras coleções. E esse é o primeiro passo. Começamos efetivamente o processo de digitalização há cerca de três meses”, disse o coordenador.

Carlos Anchieta, que é o Secretário de Estado da Cultura (Secult), foram aportados recursos da ordem de R$ 300 mil para que a digitalização fosse iniciada. “Hoje, conhecemos o laboratório de digitalização do acervo. A Secretaria da Cultura, por meio do seu Sistema de Incentivo, o Siec, destinou R$ 300 mil, patrocinados pela Equatorial, que é também dinheiro público, de isenção do ICMS, para resguardar essa historicidade que se encontra no Arquivo e não pode ser perdida”, comentou o gestor.

Segundo o governo, o acervo do Arquivo Público possui 113 anos e é vinculado à Secretaria de Estado do Governo. O secretário Antônio Neto afirmou que a secretaria está apoiando a modernização e digitalização do acervo. “O Arquivo Público é extremamente importante, onde temos um dos maiores acervos históricos, culturais e artísticos, uma riqueza para grandes pesquisas e precisa ser bem cuidado. Então, o Arquivo está passando por um processo de modernização, além da digitalização do seu acervo, para que possa se inserir cada vez mais na comunidade internacional da pesquisa. Assim, a Secretaria de Governo está dando todo o apoio, em parceria com a Secretaria da Cultura e com a iniciativa privada”, disse o gestor.

Por fim, a diretora do Arquivo Público, Rosângela Carvalho, informou que as melhorias permitiram a reorganização do acervo. “O Arquivo passou por reforma e modernização em 2022, como a reorganização dos documentos, higienização, reforma do teto e da cozinha, o que ajudou bastante para os funcionários e visitantes. Temos uma biblioteca de apoio com mais de quatro mil volumes, uma hemeroteca com mais de 395 títulos de jornais, 14 livros cartorais, uma fototeca com mais de 16 mil fotografias, mais de um milhão de documentos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos tempos colonial, imperial e republicano”, detalhou.

Facebook
Veja também