Viagora

Aeroporto de Teresina alerta sobre uso de raio laser contra aviões

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), o uso do raio laser pode provocar distração do piloto e até causar acidentes.

O Aeroporto de Teresina pontuou que o uso indevido de ponteiras de raio laser contra cabines de comando das aeronaves é um risco de segurança para as aeronaves. Em 2022, o campo de aviação teresinense já registrou duas ocorrências semelhantes, e por conta disso a CCR Aeroportos que administra o aeroporto pede a colaboração da população local.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), quando apontado contra a cabine de comando de um avião, o raio laser provoca distração, ofuscamento e cegueira momentânea, que podem comprometer a ação dos pilotos durante pousos e decolagens. Em situações mais tensas, o laser pode provocar a perda de controle do voo.

Conforme a gerente do Aeroporto de Teresina, Sandra Neves, as regras de segurança foram intensificadas. “Desde que assumiu a administração do Aeroporto de Teresina, em março deste ano, a CCR Aeroportos trabalha para aumentar cada vez mais a segurança das operações. Nesse sentido, a concessionária solicita o apoio da população para que não use indevidamente raio laser, assim todos colaboram para não colocar em risco a vida dos passageiros e tripulantes que estão a bordo de uma aeronave”, explicou Sandra Neves.

Facebook
Veja também